Telhado do Hospital Tramandaí destruído por ciclone bomba é reconstruído em tempo recorde

 In Hospital Tramandaí, Notícias

Desde a madrugada da última quarta-feira (01/07) até sábado (04/07) as equipes do Hospital Tramandaí (HT) administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas uniram esforços com apoio da comunidade e do poder público para a reconstrução em tempo recorde dos 300 m2 de telhado danificado com o ciclone bomba que passou pelo sul do Brasil. O estrago aconteceu por volta das 4h30min de quarta-feira e atingiu a enfermaria da clínica cirúrgica onde estavam seis pacientes internados. Contudo, imediatamente, os trabalhadores assistenciais do turno da noite remanejaram os pacientes para outras alas sem que sofressem interferência em seus quadros em razão do incidente. No sábado, o trabalho foi concluído com a reforma do forro, e novamente, os leitos já estão sendo ocupados por pacientes.

Na manhã do dia do ciclone bomba, as equipes das Prefeituras de Imbé e Tramandaí foram deslocadas ao HT para que fosse realizada a limpeza da área, a avaliação dos estragos e o apontamento da necessidade para que fosse realizado o conserto. “A partir desse momento disparamos através dos grupos de Facebook e WhatsApp, a solicitação para que a sociedade civil colaborasse com a doação de material ou de dinheiro para comprá-lo, viabilizando a reconstrução. Foi uma mobilização fantástica, que em menos de um dia, permitiu a arrecadação de materiais de construção e dos recursos suficientes para o conserto. Uma parte do estrago foi consertada na quarta-feira mesmo”, afirma o gerente administrativo do HT Luís Genaro Ladereche Fígoli.

Ao total foram doados cerca de R$ 30 mil reais em materiais de construção e em dinheiro, e a mão de obra, ficou sob a responsabilidade das Prefeituras de Imbé e Tramandaí. O gerente administrativo agradece a ajuda dessas Prefeituras, da comunidade gaúcha, já que o Hospital contou com as doações de materiais de construção de outros municípios como Porto Alegre, por exemplo e, principalmente, dos trabalhadores do Hospital Tramandaí. “Em meio à pandemia, os nossos funcionários fizeram um trabalho excepcional”, acrescenta. Da mesma forma em agradecimento, o gerente de atenção à saúde do HT Luis Afonso Bataglim Cabral lembra também que as equipes do setor de manutenção do HT colaboraram muito no processo de reconstrução do telhado. “E destaco a sensibilização da comunidade e dos gestores públicos municipais de Imbé e Tramandaí”, reforça.

Além da mão de obra, a Prefeitura de Tramandaí forneceu ainda máquina retroescavadeira para auxiliar no processo de limpeza da área externa do HT que estava com restos de telhas e de madeiras danificadas por causa do temporal.

Recent Posts