Conselho Curador altera organograma nos hospitais e aprova dimensionamento de pessoal no HMGV

 In Conselho Gestor, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias

Na última quarta-feira (18), o Conselho Curador da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) realizou a 81ª reunião ordinária. Entre as principais pautas estavam a alteração dos cargos de direção nos hospitais e o dimensionamento de pessoal no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). A partir de agora, ficam extintos os cargos de diretor assistencial hospitalar e diretor adjunto e criados os cargos de gerente de Atenção à Saúde e gerente Administrativo.

O diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Alex Borba dos Santos explica que as alterações envolvem o HMGV em Sapucaia do Sul e o Hospital Tramandaí no litoral norte. “O cargo de diretor adjunto em ambos os hospitais foram extintos e alterada a nomenclatura para gerente de Atenção à Saúde e gerente Administrativo. Essas alterações se deram em razão da necessidade da criação nos hospitais de uma estrutura mais robusta de gestão. Com duas pessoas com perfis complementares, assistencial e administrativo que atuam em conjunto, conseguiremos mais presença em todas áreas, proximidades com as equipes e o cumprimento das metas”, ressalta.

Outra pauta tratada na última reunião do Conselho Curador da FHGV referiu-se ao dimensionamento de pessoal. O Conselho Curador aprovou a alteração de vagas nas áreas assistenciais do HMGV com base no trabalho apontado pela Rede Unida e pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. “Cerca de 200 trabalhadores se envolveram em reuniões e debates para reverem os processos de trabalho”, complementa o diretor.


“Conseguimos estabelecer uma rotina de reuniões conjuntas que não se esgotam apenas no Conselho”, afirma a secretária Municipal da Saúde de Sapucaia do Sul Roberta Pires Bazzo

Avaliação

A secretária Municipal da Saúde de Sapucaia do Sul Roberta Pires Bazzo avaliou as reuniões ao longo do ano do Conselho Curador
como positivas e apontou avanços em vários pontos, sobretudo, da rede organizativa do HMGV, da rede municipal e da FHGV como um todo. “Tivemos uma grande aproximação entre a Secretaria e a Fundação com mudanças. O ano foi de organização, negociação com os trabalhadores e de mais um espaço de debates positivos entre os membros do Conselho. Conseguimos estabelecer uma rotina de reuniões conjuntas que não se esgotam apenas no Conselho, o que é muito importante para conseguirmos subsidiar as pautas”, avalia.

O Conselho Curador se reúne mensalmente para debater assuntos pertinentes à Fundação, como participar da formulação de prioridades, metas e estratégias de ação, aprovar e controlar, acompanhar e avaliar o plano de gestão, bem como os serviços e as ações de saúde prestadas à população. O grupo é composto por representantes dos usuários, dos trabalhadores e dos gestores.

Recommended Posts