Trabalhadores do HMGV participam de primeira oficina de libras

 In Educação Permanente e Continuada, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O Programa de Educação Permanente e Continuada da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) realizou a primeira oficina de Libras nível básico para os trabalhadores da Central de Leitos, da Unidade de Gestão de Pessoas e Unidade de Gestão de Trabalho. Na próxima sexta-feira (11), às 14h30, os profissionais desses mesmos setores recebem as instruções na Sala de Aula 1 do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV).

Há 1 ano e 8 meses atuando na recepção da Central de Leitos do Hospital, o assistente administrativo Jairo Ferreira Teixeira já teve que atender paciente com surdez. “É difícil compreender, mas com a oficina aprendi como pedir os documentos de identificação e descobrir se a pessoa está com dor. A oficina foi muito válida e espero uma nova para aprofundar com mais tempo”, afirma.

Também atuando na recepção da Central de Leitos, a assistente administrativa Marivani dos Santos gostou tanto da oficina e indica que os demais colegas a façam. Para a telefonista do local, Ana Maria de Andrade, a didática da facilitadora foi ótima. “Adorei, seria bom todos participarem e aprendi fácil, porém, gostaria de uma oficina com mais tempo”, reforça Ana Maria.

Oficina

A oficina de Libras nível básico foi ministrada pela assistente administrativa do HMGV Elaine da Silva Cardozo. “Tentei passar a noção básica de Libras, a parte histórica, o alfabeto, as noções de apresentação, os pronomes e os verbos porque são importantes na comunicação”, explica Elaine. Além disso, a facilitadora ensinou os sinais voltados à saúde e à medicina, levando em conta o público que recebe atendimento no HMGV.

A responsável pela área de Desenvolvimento de Pessoas Ana Paula Souza explica que essa oficina entrou no calendário de atividades do Programa de Educação Permanente e Continuada da FHGV porque os funcionários necessitam das instruções para melhor atender aos usuários e aos próprios colegas de trabalho.

Recent Posts