SIPAT 2019 começa segunda-feira

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) acontece de 21 a 26 deste mês. Neste ano, o tema abordado é Saúde Emocional do Trabalhador e as palestras ocorrem nos turnos da manhã e tarde no auditório da Sede, e à noite, na sala de aula do Hospital Municipal Getúlio Vargas.

No sábado, dia 26, a partir das 8h, estão previstas atividades esportivas com jogos de vôlei de areia misto, futsal masculino e feminino com premiações para as equipes vencedoras na Praça da Juventude que se localiza na Rua César Alves de Souza, 130, Capão da Cruz, em Sapucaia do Sul. Para participar dos jogos, os interessados devem se inscrever com integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) até dia 22. Familiares e amigos dos trabalhadores também podem participar das partidas.

De acordo com a integrante da CIPA e uma das organizadoras da SIPAT, Maristela Kaminski, a programação disponível nos três turnos se dá com o objetivo de promover o acesso a todos aos diversos temas que envolvem a saúde emocional do trabalhador. Além disso, ela destaca o encerramento da semana com as partidas de vôlei e futsal que vão dar a oportunidade para a integração entre trabalhadores, familiares e amigos.

Programação atualizada

Segunda-feira – 21/10

9h20: Abertura SIPAT: circuito de práticas físicas ao ar livre (leve tênis e roupa confortável) na Travessa Aliança, em frente ao setor de Faturamento. Em caso de chuva, atração será transferida.

10h30: Diversidade sexual, Gênero, sexualidade.

Palestrante: Patrícia Balestrin – Psicóloga e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

15h: Crianças trans: revisão da CID-11 e o diagnóstico de gênero na infância.

Palestrante: Sofia Favero – Psicóloga e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

20h30: Saúde Mental do Trabalhador.

Palestrantes: Vanessa Ruffatto – Psicóloga e mestranda em Psicologia Clínica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Gabriela da Silva Marques – Psicóloga e mestranda em Psicologia Clínica na Unisinos.

Terça-feira – 22/10

10h: Síndrome de Burnout e sua relação com os profissionais da área da saúde.

Palestrante: Lovane Dulce Wollmann – Psicóloga.

15h: Como cuidar da saúde psíquica de quem também cuida?

Palestrantes: Jéssica dos Santos Hickmann – Psicóloga e especialista em Cognitivo Comportamental, pós-graduada em Gestão de Talentos Humanos e pós-graduada em Avaliação Psicológica e Alexandra Vencato – Psicóloga e especialista em Psicanálise, pós-graduada em Infância e Educação Pós-graduada em Casal, Família e Sexualidade.

20h30: Síndrome de Burnout e sua relação com os profissionais da área da saúde.

Palestrante: Lovane Dulce Wollmann – Psicóloga.

Quarta-feira – 23/10

10h: Violência contra a mulher no ambiente de trabalho.

Palestrante: Priscila Brasco – Psicóloga da FHGV e mestra em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

10h40: Saúde Emocional

Palestrante: Mayte Raya Amazarray – Psicóloga e doutora em Psicologia pela UFRGS.

15h: Impacto da reforma da Previdência para os trabalhadores da área da Saúde.

Palestrante: Renata Alves – Economista e ouvidora na FHGV.

15h30: Cuidando do Cuidador – Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.

Palestrante: Verônica Magalhães – Enfermeira, especialista em Saúde Mental Coletiva (UFRGS) e especialista em Saúde da Família: Gestão, Atenção e Processos Educacionais pelo Grupo Hospitalar Conceição.

20h30: Como cuidar da saúde psíquica de quem também cuida?

Palestrantes: Jéssica dos Santos Hickmann- Psicóloga e especialista em Cognitivo Comportamental, pós-graduada em Gestão de Talentos Humanos e pós-graduada em Avaliação Psicológica e Alexandra Vencato – Psicóloga e especialista em Psicanálise, pós-graduada em Infância e Educação Pós-graduada em Casal, Família e Sexualidade.

Quinta-feira – 24/10

10h: Cuidando do Cuidador – Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.

Palestrante: Verônica Magalhães – Enfermeira, especialista em Saúde Mental Coletiva (UFRGS) e especialista em Saúde da Família: Gestão, Atenção e Processos Educacionais pelo Grupo Hospitalar Conceição.

15h: Transexualidade e ambiente de trabalho.

Palestrante: Rafaela Vasconcelos Freitas – Psicóloga e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.


20h30: Saúde mental no trabalho: o que é e como promover


Palestrante: Emilia dos Santos Magnan, psicóloga, especialista em desenvolvimento humano de gestores pela FGV e mestre em psicologia social pela PUC-RS .

Sexta-feira – 25/10

10h: A importância da Inteligência Emocional nas relações de trabalho.

Palestrante: Vanessa Marques – Psicóloga e mestranda em Psicologia Clínica na Unisinos.

15h30: Depressão no ambiente de trabalho

Palestrante: Carlos Eduardo Douglas Santana – Psicólogo.

20h30:Cuidando do Cuidador – Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.

Palestrante: Verônica Magalhães – Enfermeira, especialista em Saúde Mental Coletiva (UFRGS) e especialista em Saúde da Família: Gestão, Atenção e Processos Educacionais pelo Grupo Hospitalar Conceição.

Sábado – 26/10

8h: Jogos de Encerramento.

Local: Praça da Juventude – Rua César Alves de Souza, 130, Capão da Cruz, em Sapucaia do Sul.

Recent Posts