Reunião do GRATO pauta Setembro Amarelo e prevenção ao suicídio

 In FHGV, GRATO, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, Serviço Especializado em Reabilitação

A tarde desta terça-feira (3) foi de mais uma reunião mensal do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO). Na ocasião, a terapeuta ocupacional da Unidade de Saúde Mental Kátia Rocha, e a assistente social Simone dos Santos, realizaram uma dinâmica com as pacientes. Foi disponibilizado um mural onde cada uma pode pintar uma palavra ou um desenho que representasse a alegria de viver. A ação foi alusiva ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Segundo Kátia, de janeiro a agosto deste ano a Unidade de Saúde Mental do HMGV recebeu 334 internações e, desta quantidade, quase metade foi por tentativa de suicídio. “Números como esses nos fazem pensar. Muitas vezes encontramos problemas que não conseguimos resolver sozinhos e nesses momentos o melhor é conversar e, principalmente, saber ouvir.” Para Simone, o GRATO é uma ótima representação do significado da vida. “Aqui vocês podem falar e ouvir umas às outras e falar à vontade. O câncer já uma batalha muito difícil e enfrentá-lo sozinho é inviável”.

Palavras como “amigos”, “família” e “gratidão” coloriam o cartaz que agora está localizado na Unidade de Saúde Mental. “Levamos o cartaz pra Saúde Mental para proporcionar um bate-papo com os pacientes de lá sobre esse assunto. Acredito que será muito importante para eles”, afirma Kátia.

Após a reunião, as membros do GRATO participaram do coffee break, tradicional de cada encontro. Na primeira terça-feira de cada mês, o GRATO oferece às mulheres debates, palestras e um ambiente de acolhimento. O grupo de apoio surgiu da necessidade de se prestar um cuidado mais solidário aos usuários oncológicos e seus familiares, oferecendo um suporte humanizado em tratamento de câncer. Para isso, reúne equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. As pacientes do GRATO agora também podem contar com apoio jurídico gratuito. Para mais informações basta ligar para 3451-1958.

Recent Posts