Reunião do GRATO reforça a relevância da nutrição durante o tratamento oncológico

 In FHGV, GRATO, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A tarde desta terça-feira (6) foi marcada por mais uma reunião do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) da FHGV. Desta vez as pacientes participaram de uma oficina sobre estratégias para driblar os sintomas do tratamento através da nutrição, ministrada por Mariane Damásio, nutricionista do HMGV. Enquanto aprendiam sobre evitar enjoos e vômitos, contaminações e diversas outras formas de conservar a nutrição como aliada ao tratamento, as pacientes puderam degustar exemplos de lanches que podem ser produzidos.

Segundo Mariane, é importante manter a nutrição como aliada no tratamento do câncer, por mais que às vezes a vontade de comer seja mínima. “Se o corpo não está nutrido, mais a pessoa fica suscetível a infecções e outras doenças. É preciso mantê-lo forte, para isso é necessário tornar as comidas mais agradáveis e fáceis de serem digeridas, produzindo pratos mais bonitos, usando temperos naturais, por exemplo”.

Sônia Maria Assis, de 63 anos, frequenta o GRATO desde fevereiro, logo após a retirada de um câncer de mama. “Gosto do GRATO porque posso falar bastante, dividir o que sinto durante o tratamento e posso escutar e conhecer histórias parecidas com a minha. Quando descobri meu câncer foi como me condenar a morte. Conhecer o GRATO fez as coisas parecerem mais leves”. Sônia aproveitou a reunião deste mês para levar uma das filhas pela primeira vez. Bárbara Assis diz que, apesar de recém estar conhecendo o grupo, já gostou bastante. “Minha mãe adora vir. É a primeira que venho, mas já posso notar que há bastante informação para as pacientes e uma equipe bem presente”.

Após a reunião, as membros do GRATO participaram do coffee break, tradicional de cada encontro. Na primeira terça-feira de cada mês, o GRATO oferece às mulheres debates, palestras e um ambiente de acolhimento. O grupo de apoio surgiu da necessidade de se prestar um cuidado mais solidário aos usuários oncológicos e seus familiares, oferecendo um suporte humanizado em tratamento de câncer. Para isso, reúne equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. As pacientes do GRATO agora também podem contar com apoio jurídico gratuito. Para mais informações basta ligar para 3451-1958.

Recent Posts