Novo piso do Hospital Tramandaí está em fase de conclusão

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

A obra de colocação do novo piso em ambientes da área assistencial do Hospital Tramandaí (HT) administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) está em fase final com 99% do projeto executado. A melhoria iniciou em março com investimento de R$ 375 mil, recursos da Consulta Popular e licitação realizada pela Prefeitura. A mudança na infraestrutura do local vai permitir melhora no fluxo, redução do número dos possíveis acidentes e diminuição do risco de infecção hospitalar com o trabalho de higienização facilitado.

O Litoral Norte gaúcho conta com cinco hospitais de médio porte e mais dois de pequeno. O diretor Luis Genaro Ladereche Fígoli observa que o HT é o maior de médio porte com referência em resolutividade. “As pessoas acreditam que vão resolver os problemas. Um tempo atrás acreditava-se que isso seria possível apenas na Capital. Hoje, os usuários até preferem vir para cá. Quando assumimos, tínhamos 60 leitos do Sistema Único de Saúde. Agora, possuímos 132, uma UTI neonatal, uma UTI adulto e somos referência nos atendimentos de acidente vascular cerebral, traumatologia e no ambulatório de alto risco gestacional para 23 municípios”, destaca Fígoli.

Com 600 trabalhadores e capacidade de 132 leitos, ocorrem uma média de 500 internações mensais. Toda a obra acontece sem que os serviços do HT sejam paralisados. Segundo o diretor são atendidos 2.500 pacientes todo o mês e realizados em torno de 25 mil procedimentos distribuídos em consultas, curativos, exames e cirurgias, entre outros. Além disso, a cada 30 dias acontecem seis mil exames laboratoriais, 470 tomografias, mil exames de raio-x e 800 ecografias.

Muro

No centro do HT há um jardim que foi criado durante a administração da Universidade Luterana do Brasil. “Apesar da limpeza, esse jardim se tornou um problema porque é um lugar de criação de vetores, insetos e formigas. Ao iniciar a colocação do novo piso branco, quem frequentava o jardim acabava trazendo a sujeira para dentro do hospital e uma funcionária era destinada praticamente exclusiva para limpar o local”, revela Fígoli.

Para sanar o problema, o diretor explica que foi construído um muro no acesso ao jardim. Haverá apenas uma passagem que conterá pedras para evitar que a sujeira seja levada para a parte interior do hospital. “O muro é com recursos próprios e recebemos a doação de cimento. Os funcionários estão ajudando. Em dias de chuva não teremos mais dificuldade para transitar nesse espaço com os pacientes em macas e nem será a molhada a comida levada até aqueles que se encontram internados”, finaliza o diretor.

Recent Posts