Técnicos de enfermagem da UPA Areal de Pelotas celebram data dedicada à profissão

 In FHGV, Notícias, UPA Areal Pelotas

A equipe de técnicos de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal de Pelotas foi presenteada com brindes em comemoração ao Dia do Técnico de Enfermagem, celebrado no último dia 20. Ao total, o local conta com o trabalho de 31 técnicos de enfermagem. Como toda a profissão, quem atua nessa área também precisa de vocação e dedicação para prestar assistência aos pacientes.

Entre os mais de 30 técnicos de enfermagem que trabalham nessa UPA, está a técnica de enfermagem Viviane Guimarães dos Santos. A trabalhadora resolveu seguir a profissão após presenciar o cuidado dos técnicos de enfermagem com a própria mãe. “Sempre tive o sonho de trabalhar como técnica de enfermagem para ajudar e conseguir aliviar de alguma forma o sofrimento de alguém. A minha mãe sempre teve problemas graves de saúde e eu vi o trabalho dos técnicos nos hospitais todas as vezes que ela estava internada”, afirma.

Viviane atua na UPA Areal de Pelotas há 2 anos. Segundo ela, essa unidade de saúde é bastante movimentada, permitindo aprender muito com os colegas e os pacientes que ela presta atendimento. “É um local com muito movimento e espero continuar aprendendo. Quero permanecer trabalhando na Fundação Hospitalar Getúlio Vargas e na Prefeitura de Pelotas por mais tempo, pois quero ficar nessa área por muitos anos”, acrescenta.

Coordenação

Para o coordenador da UPA Areal de Pelotas, Guilherme Bergmann, os técnicos de enfermagem são imprescindíveis para o atendimento humanizado dos usuários. Ele observa que existem ainda novas perspectivas de qualificação do quadro de enfermagem com a posse da nova coordenação. “Os técnicos de enfermagem são de suma importância para funcionamento da instituição pelo vínculo que formam com os usuários”, avalia o coordenador.

A UPA pelotense presta atendimento à população em um sistema de gestão compartilhada entre a FHGV e a Prefeitura. Nela, são atendidos casos de média complexidade entre as rotinas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos Prontos Socorros. Os pacientes assistidos encontram-se em quadros de febre, pressão alterada, gripes e dores. O serviço disponibiliza serviços de raio-x, eletrocardiografia, consultas médicas e de enfermagem, laboratório de exames e leitos de observação.

Profissão

A profissão técnico em enfermagem no Brasil é regulamentada pelo Decreto N º 94.406 de 8 de junho de 1987. O profissional técnico em enfermagem é o responsável por atuar junto ao enfermeiro para ações de prestação de cuidados diretos de enfermagem ao paciente sejam para prevenção ou tratamento. Administração de medicamentos, cuidados de higiene e conforto, orientação de pacientes, cuidados pré-operatórios e pós-operatórios, cuidados obstétricos ou pediátricos são exemplos das atividades desse profissional que atua sob a coordenação do enfermeiro.

Recommended Posts