HMGV reforça cuidados com a higienização das mãos em campanha

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) vai reforçar a campanha de higienização das mãos antes e depois da assistência aos pacientes. No próximo dia 5, ocorre o Dia Mundial da Higiene das Mãos, e nos dias 6, 7 e 8, 9 e 10 estão programadas atividades que intensificam as orientações no hospital.

O médico infectologista Marcelo Bitelo observa que as mãos carregam germes como bactérias, fungos e até vírus que podem provocar doenças nas pessoas com genes resistentes aos antimicrobianos usados para o tratamento das infecções. Bitelo ressalta que a campanha tem como foco o momento anterior e posterior à hora de atendimento do paciente.

Para estar com as mãos limpas, é preciso higienizá-las com água, sabonete ou sabão tanto as palmas quanto os dorsos. Se a mão não estiver suja, também dá para higienizá-las com preparações alcoólicas. “A higiene das mãos é mais eficaz e previne as infecções relacionadas à assistência em saúde a um custo muito barato”, completa o infectologista.

Bitelo lembra que os adornos como anéis, relógios, correntes e brincos que ultrapassam o lóbulo das orelhas são proibidos por meio da Norma Regulamentadora 32 do Ministério da Saúde. No caso de esmalte nas unhas, deve estar íntegro e sem o uso de glitter.

Equipe que atua no controle de infecção do HMGV: as técnicas de enfermagem, Camila Rodrigues e Jéssica Ferraz; a enfermeira Maria Vielmo, e o infectologista, Marcelo Bitelo.

Momentos para higienização das mãos:
1) Antes do contato com o paciente.
2) Anterior à realização do procedimento asséptico.
3) Após o risco de exposição a fluídos corporais.
4) Depois do contato com o paciente.
5) Logo após contato com as áreas próximas ao paciente.

Programação
A programação específica da campanha de Higienização das Mãos no HMGV conta com treinamentos e orientações para os trabalhadores nos turnos manhã e tarde. No dia 6, a campanha será na Clínica Médica. Dia 7 o treinamento ocorrerá na Unidade de Terapia Intensiva, na Unidade de Cuidados Intermediários Adulto; na Unidade de Cuidado Prolongado e naClínica Cirúrgica. No dia 8, os funcionários que atuam na Linha de Cuidado Mãe, Bebê e Criança receberão as orientações. No dia 9, a campanha abrangerá a emergência e a retaguarda do hospital. Por fim, no dia 10, acontecerá o Dia “D” com instruções e testes com luminol para os funcionários próximo ao cartão ponto.

Recommended Posts