Autoestima física e psicológica é foco da reunião do GRATO deste mês

 In FHGV, Notícias

O Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) realizou, na tarde desta terça-feira (5), mais uma reunião mensal com as usuárias da FHGV. A pauta da vez foi o poder da autoestima durante o tratamento, tanto física quanto psicológica. Stephanie Viana, recepcionista do setor de Imagem da FHGV e estudante de Psicologia, realizou uma atividade dinâmica em que cada participante do grupo pôde falar sobre si, ressaltando suas qualidades e pontos positivos.

Solange Santarém, de 53 anos, afirma que não perde nem uma reunião do GRATO, desde o início das atividades do grupo, em 2016. “Descobri o câncer naquele ano e, em outubro, fiz a segunda cirurgia e foi quando o médico me disse que o GRATO começaria no mês seguinte. Hoje estou praticamente curada, mas o grupo me acompanhou durante toda minha descoberta e tratamento. Aqui é possível ouvir histórias semelhantes a minha, e a gente se fortalece, se apoiando umas nas outras”, conta a sapucaiense.

Maria Lúcia de Souza Almeida, também 53 anos, é auxiliar de enfermagem no setor de imagem da FHGV e uma das principais idealizadoras do GRATO. “Desde 2016, vejo todas as histórias de superação das pacientes e isso sempre me fortaleceu, sempre me envolvi muito com elas”. Lúcia, atualmente, participa das reuniões como paciente também. “Descobri um câncer de mama em setembro de 2017 e, naquele período eu desabei. Chorei muito, nunca imaginei que isso ia acontecer comigo, pois sempre estive aqui no meio. Agora, já operei e, como descobri tudo muito no início, posso dizer que estou curada, mas, durante a fase de cirurgia e tratamento o GRATO me ajudou muito, pois foi nessas mulheres que encontrei forças. Quando me abalava, pensava em cada uma delas”.

Após a dinâmica de grupo, ocorreu um coffee break com lanches trazidos pelas pacientes, tradicional durante as reuniões. O GRATO oferece às mulheres do grupo de apoio debates, palestras, um ambiente de acolhimento. O grupo de apoio surgiu da necessidade de se prestar um cuidado mais solidário aos usuários oncológicos e seus familiares, oferecendo um suporte humanizado em tratamento de câncer. Para isso, reúne equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social.

Nas reuniões acontecem atividades coletivas, trocas de experiências e depoimentos pessoais. Dezenas de pessoas, a maioria formada por mulheres, já participaram ou participam dos eventos do Grupo. As reuniões ocorrem sempre na primeira terça-feira de cada mês.

Recent Posts