Unidade de Saúde Mental do HMGV apresenta Oficina de Culinária

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Usuários internados na Unidade de Saúde Mental (USM) do Hospital Municipal Getúlio Vargas participaram, na tarde desta terça-feira (10), da Oficina de Culinária Louco de Bom, que busca a reinserção social dos internos a partir do despertar da criatividade, num trabalho que envolve a equipe multidisciplinar da Unidade, pacientes e seus familiares.

Com orientação da coordenadora da Unidade de Nutrição e Dietética do Hospital, Ana Claudia Spolavori Sagmeister, e da nutricionista Mariane Damásio, os usuários puderam produzir um Bolo de Casca de Banana, dividindo-se no manuseio de batedeira, liquidificador, misturador de ingredientes, entre outros utensílios.

Dona Maria, uma das participantes, gostou da experiência: “Minha receita é diferente desta aqui, mas o principal segredo para ficar ainda mais gostoso é fazer sempre com amor e carinho”. No final, todos puderam compartilhar, provar e aprovar o bolo confeitado.

Para o coordenador da USM, Luís Afonso Cabral, “cozinhar desperta a criatividade e o poder de apurar os sentidos, acalmando e unindo as pessoas”. Ainda segundo ele, “a Oficina Louco de Bom prevê a utilização de alimentos que requerem pouca manipulação para ficarem prontos, sempre com atuação no âmbito interno da Unidade”.

LIVRO DE RECEITAS

Segundo os organizadores, o projeto prevê 20 encontros. Após, será editado um livro de receitas com os pratos preparados pelos internos, incluindo textos e fotos. A ação de preparar alimentos e decorar os pratos permite a expressão de ideias, valorizando a criatividade, a capacidade de invenção e a produção de algo novo, com significado e beleza particular. A criação de vínculo com a equipe multidisciplinar estimula a autonomia, favorece intervenções, desperta a afetividade, o respeito e a ajuda.

Para que fosse possível a construção desse projeto, os organizadores enfatizam a participação de dois colaboradores importantes; a Sanremo, que dará apoio para aquisição de recursos e insumos; e o Clube de Mães Rainha da Paz, que confecciona os aventais para os participantes.

Recent Posts