Oficinas de Trabalho capacitam preceptores dos Programas de Residência Médica e profissionais da FHGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, Residência Médica

Mais de 30 profissionais da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas participaram das Oficinas de Trabalho sobre as “Competências de Preceptores de Residência”, realizadas nos dias 14 e 15 de agosto, na sede da instituição. Promovida pela Unidade de Residências Multiprofissionais e Estágios (URPE), a atividade contou com a abordagem do médico doutor em Saúde Pública, Everton Soeiro, e do médico doutor em Saúde Coletiva e especialista em Saúde Pública, José Maurício de Oliveira. Participaram  preceptores dos Programas de Residência Médica da FHGV, médicos, enfermeiros, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, gestores e profissionais interessados na área de preceptoria.

A iniciativa promoveu uma reflexão sobre o papel e as práticas envolvidas na preceptoria de residências no SUS e o exercício crítico-reflexivo, observando o contexto e cenários onde é exercida. Segundo os educadores Everton Soeiro e José Maurício de Oliveira, as oficinas foram proveitosas e motivadoras para aprimorar o papel dos preceptores nos Programas de Residência Médica da Fundação, sob o olhar de vários atores.

Conforme a coordenadora da URPE, Carolina Santanna, as oficinas superaram as expectativas. “Foi um trabalho muito produtivo que garantiu a representação de vários segmentos da FHGV. Esta atividade reforçou o trabalho de construção coletiva para a qualificação de nossos programas. Foi um momento importante para refletirmos a importância do preceptor  no processo de formação dos residentes “, avaliou.

A preceptora do Programa de Residência Médica em Clínica Médica da FHGV, Carolina Beckmann, aprovou a Oficina de Trabalho. “É importante essa capacitação para que possamos nos tornar preceptores, passando os conhecimento do dia a dia para cada residente”, avaliou.

Recommended Posts