SAMU realiza atividade para crianças da EMEF Marechal Bitencourt

 In FHGV, Notícias

Alunos da primeira a quinta série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Bitencourt participaram, na manhã desta terça-feira (25), do projeto Samuzinho na Escola, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sapucaia do Sul.

A partir da encenação de situações do cotidiano, elaboradas pela equipe do SAMU, os alunos puderam perceber a relevância e o uso correto do serviço. “Trata-se de uma importante questão de cidadania, em que se valoriza um espaço interativo para trazer a informação correta aos alunos, que se tornam multiplicadores desse conteúdo de interesse público”, diz Viviane Furtado, representante do setor de projetos da Secretaria de Educação e coordenadora do programa Saúde na Escola.
Um dos principais temas abordados foi o trote, preocupação constante para as equipes do SAMU. A encenação mostrava aos alunos as consequências das ligações trote, e a importância de serem seguidas algumas regras básicas no contato com o serviço móvel de urgência. No final, após os organizadores fazerem brincadeiras lúdicas que testavam o aprendizado dos alunos, todos tiveram a chance de entrar na ambulância e conferir de perto os equipamentos utilizados pela equipe de salvamento.
Segundo Gilnei Veloso, enfermeiro assistente do SAMU, e um dos organizadores da atividade, juntamente com a coordenadora Letícia Satarém, a EMEF Marechal Bitencourt foi a primeira escola a receber o projeto Samuzinho em 2017. “Pretendemos visitar todas as escolas públicas do município, numa média de uma a cada 30 dias”, informa.
Para a vice-diretora da istituição, Lilian Jaboinski, a atividade, além de prender a atenção dos alunos, “representou uma ação de responsabilidade social, valorizando a forma correta de agir em momentos como aqueles demonstrados pela equipe do SAMU”.
O projeto Samuzinho na Escola continua na EMEF Marechal Bitencourt por mais dois dias. Na quarta-feira, dia 26, às 18h30, haverá uma palestra para os alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) sobre a forma correta de chamar o serviço e de como prestar os primeiros socorros. Na quinta, dia 27, às 13h30, novamente os alunos das séries iniciais terão a oportunidade de acompanhar as encenações de situações do cotidiano do SAMU.

Recent Posts