Reunião do GRATO motiva mulheres em tratamento de câncer

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Na véspera das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, na tarde desta terça-feira (7), um grupo de aproximadamente 30 mulheres provou que a força feminina tem perfeitas condições de superar momentos difíceis. Elas participaram da reunião do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), realizado no auditório da Fundação. Além da equipe técnica, composta por médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutica e assistente social, o encontro reuniu acompanhantes, familiares e trabalhadores do Hospital.

A atividade iniciou com uma dinâmica feita pela nutricionista do HMGV, Mariane Damasio, que abordou os mitos e verdades sobre a alimentação na prevenção e no tratamento do câncer. Em seguida, o médico do setor de imagem, Guilherme Ceccin, ministrou uma palestra ressaltando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de esclarecer dúvidas e transmitir orientações sobre o tema.

Como iniciante no GRATO, a técnica de enfermagem do HMGV, Neci Soares da Silveira, 68 anos, manifestou sua emoção em acompanhar a reunião pela primeira vez. “Faço tratamento de câncer de mama há dois anos aqui no Hospital. Recebi o convite para participar do Grupo e estou muito feliz, porque acho importante trocar informações com a pessoas que convivem com esta doença. Estou disposta a frequentar o GRATO efetivamente”, afirmou.

Feliz em ter recebido alta na última sexta-feira (3), Maria Regina Jesus Maciel, 63 anos, também técnica de enfermagem do Hospital, comemorou a vitória com as demais integrantes do GRATO. “Este Grupo é aberto para todas as mulheres que fazem tratamento aqui no Hospital e considero esta iniciativa maravilhosa. Estou aqui desde o começo, em novembro do ano passado, e pretendo seguir para incentivar minhas amigas. Fiz oito quimioterapias e 37 radioterapias e consegui vencer o câncer. O GRATO é uma forma de ajudarmos o próximo”, salientou.

Também participaram da atividade, a chefe do setor de diagnósticos do HMGV e organizadora do GRATO, Antônia Corrêa; a auxiliar de enfermagem e uma das idealizadoras do Grupo,  Maria Lúcia Almeida; a psicóloga Renata Garcia Pereira; e a assistente social Simone Santos. A reunião encerrou com um coquetel de confraternização.

Recommended Posts