FHGV promove aula inaugural dos Programas de Residência Médica

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A palestra “Os Desafios da Residência Médica no Brasil e a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas: Repetir ou Inovar?”, ministrada pelo médico sanitarista e ex-secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, foi pauta da aula inaugural dos Programas de Residência Médica da instituição. Na abertura, os residentes receberam as boas-vindas do diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da FHGV, Alex Borba dos Santos; da diretora de Atenção à Saúde, Angelise Martins, dos diretores do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Loredi Becker (assistencial) e Leandro Barcelos (administrativo); e do vice-coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), Rafael Rosito.

O diretor Alex salientou que o tema da aula inaugural foi instigador para o contexto atual da saúde, que enfrenta um momento delicado para as políticas públicas. “Temos o desafio de nos organizarmos, não apenas os médicos residentes, mas os demais profissionais, para inovarmos as práticas de atenção à saúde pelo SUS. É um momento propício para repensar, consolidar e ampliar as políticas públicas nesta área. Que seja uma boa acolhida para os novos residentes”, manifestou o diretor.

Como médico sanitarista, mestre, e gestor atuante na Atenção Básica de Saúde nas três esferas de governo, Hêider Pinto, expôs um breve histórico sobre a Residência Médica no Brasil. Ele destacou que em 2000 foram criadas políticas de qualificação pedagógica das residências. Segundo Hêider, as novas diretrizes formam médicos com o cuidado voltado aos problemas de saúde integral dos usuários, mais prevalentes, com mais equilíbrio entre serviço e teoria. A formação é mais direcionada para atenção à saúde, gestão e educação e pesquisa. “O acolhimento segue uma perspectiva integral com foco no usuário e não só na doença”, salientou.

Equatoriana, a residente em gineco-obstetrícia Sandra Goulart manifestou satisfação em fazer a residência em um hospital que atende 100% SUS. “Sinto-me confortável em atuar numa instituição pública pelo SUS, pois minha formação foi em Cuba, que tem uma visão mais social sobre a saúde. Fiz parte do Programa Mais Médicos que me deu a oportunidade de trabalhar na Atenção Básica. Agora, terei a experiência de me dedicar as pessoas na área hospitalar”, disse.

O HMGV conta com os Programas de Residência Médica em Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Recommended Posts