FHGV abre novo Ambulatório de Especialidades

 In Ambulatório de Especialidades, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O novo Ambulatório de Especialidades da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) foi aberto na manhã desta quinta-feira (25), com a presença de autoridades, trabalhadores e representantes da saúde da região. O espaço está situado junto à área do Hospital Municipal Getúlio Vargas e foi construído com mão de obra e recursos próprios.

O complexo das especialidades abriga 7 consultórios e inclui o espaço da Residência Médica, com salas de aula, biblioteca e sala da Coreme (Comissão de Residência Médica). O desenvolvimento da área de ensino e pesquisa é um dos principais eixos da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas.

UNIÃO DE ESFORÇOS

O prefeito Vilmar Ballin saudou a todos os presentes, destacando os integrantes do Grupo Conviver. Também enalteceu o esforço coletivo dos trabalhadores, dos profissionais de saúde e dos gestores, para que o novo espaço pudesse ser aberto. “Esse projeto de valorização da saúde pública começou lá em 2009, quando demos início à recuperação desta Casa, com muito sacrifício e muita luta diante de um cenário difícil”, disse o prefeito. “Agora deixamos esse legado. Enquanto outros municípios estão fechando leitos, nós atendemos a todos, não excluímos ninguém”. Ballin ainda lembrou que, em breve, outras novidades virão, como a UPA 24 horas (ao lado do SAMU), a ampliação da Emergência do HMGV e a inauguração da sala do angiógrafo.

O diretor geral da FHGV, Juarez Verba, mencionou o trabalho do setor de manutenção do hospital que, segundo ele, “teve fundamental importância para a abertura do Ambulatório”. Verba lembrou que, há alguns anos, “o Hospital era uma área degradada, que agora está adequada ao que a população de Sapucaia merece. Houve um conjunto de ações do projeto de governo que fez uma revolução na saúde do município, que se tornou referência no Estado”.

O secretário de Saúde de Sapucaia do Sul, José Roberto Pacheco, também salientou os avanços da área da saúde pública. Segundo ele, a abnegação do prefeito e dos gestores da FHGV vem trazendo o que há de melhor para o município, com a participação importante dos trabalhadores e do corpo técnico.

Após as falas das autoridades, a diretora de Atenção à Saúde da FHGV, Angelise Martins, e a coordenadora da Unidade de Residências Profissionais e Estágios, Carolina Santanna, acompanharam o público a uma visita ao novo Ambulatório.

24 ESPECIALIDADES

Mais amplo e funcional, o novo Ambulatório atenderá a 24 especialidades: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia torácica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, fonoaudiologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Medicina Interna, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Nutrição, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Proctologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia. Outra novidade é o chamamento informatizado dos usuários na sala de espera, através de senha, e o prontuário eletrônico, que dá mais agilidade aos processos.

COMO AGILIZAR A CONSULTA

A primeira consulta deve ser agendada pela Secretaria Municipal de Saúde. As reconsultas são marcadas no próprio ambulatório. Para agilizar o atendimento, o usuário deve apresentar, na recepção, o Cartão SUS, documento com foto e comprovante de endereço com CEP. Outra dica é chegar somente 15 minutos antes do horário marcado, evitando lotação desnecessária na sala de espera.

COMO OPINAR

Para dar transparência aos processos, escutar e aprimorar o atendimento ao usuário, foi criado o Serviço de Ouvidoria. Através do email ouvidoria@fhgv.com.br, o usuário pode enviar críticas, elogios e sugestões, possibilitando a melhoria dos atendimentos.

Recent Posts