GRUPO DE PELE DO SPA SAPUCAIA PRESTA TRATAMENTO DIFERENCIADO

 In FHGV, Notícias

Na maioria das vezes, os ferimentos verificados em usuários com lesões vasculares precisam de tratamentos longos. Em alguns casos, muito longos. Nas situações mais graves, de grau 4, os pacientes precisam ser levados para o hospital. Há cinco anos, o Grupo de Pele do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Sapucaia do Sul, administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, faz um trabalho diferenciado que vem melhorando significativamente o dia a dia desses usuários e de seus familiares.

A maioria dos casos é de pacientes com lesões nos membros inferiores. A dificuldade de locomoção, principalmente para fazer os curativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), é um empecilho doloroso. Os tratamentos convencionais têm retorno tênue e demorado. No SPA de Sapucaia do Sul, os usuários são tratados com curativos especiais, com a utilização de produtos diferenciados que permitem reduzir lesões de grau 3 para grau 1 em aproximadamente dois meses.

Para evitar que os pacientes tenham que voltar diariamente ao local, as profissionais de enfermagem do SPA realizam uma espécie de oficina, às quartas e sextas-feiras pela manhã, em que ensinam os procedimentos aos usuários e seus familiares, para que esses saibam como fazer os curativos (muitas vezes diários) em casa ou nas unidades básicas de saúde. “Nos últimos dois meses conseguimos dar alta para 22 pacientes, o que é um número expressivo no histórico do SPA”, informa a enfermeira Karina Lemos que, juntamente com as técnicas em enfermagem Tânia Lemes Fagundes e Suzana Ferraz, recebe e atende cada usuário com atenção sempre renovada.

A evolução do índice de altas se deve, segundo Karina, ao processo de atualização profissional da equipe (já com larga experiência na área), através de cursos que aprimoram as técnicas de atendimento. Todos os medicamentos e suportes são fornecidos pela FHGV. A Rede de Saúde do município acessa frequentemente o serviço, agendando consultas para pacientes específicos. Além do apoio da Rede, dos familiares e do próprio usuário (à medida que aprende a fazer o curativo), Karina destaca o serviço de ambulatório do Hospital Municipal Getúlio Vargas, onde são agendadas consultas eletivas com o médico vascular (quando for o caso).

MEDICAMENTOS ESPECIAIS

O maior segredo do tratamento que permite alta a alguns pacientes em apenas dois meses são os medicamentos especiais. Os curativos são feitos com itens que incluem gel desbridante, gaze rayon, óleo AGE, hidrocolóide, auginato, espuma de prata e mepitel. “É um investimento que permite acelerar a recuperação das feridas causadas pelas lesões vasculares, muitas vezes crônicas, tratadas durante anos”, diz Karina. O trabalho realizado no SPA, de acordo com Tânia e Suzana, ajuda a desafogar o trânsito nos hospitais, uma vez que evita que muitos casos alcancem o grau 4.

De acordo com as profissionais de saúde do SPA, chegam para atendimento pessoas de todas as idades. Muitas vezes, os quadros são agravados por situações de tabagismo, drogadição, diabetes e obesidade. Animadas com os resultados alcançados, elas chamam o próximo paciente, que autoriza depoimento para esta matéria.

Romeu Storgatto tem 71 anos (“72 daqui a um mês”, insiste ele). Chegou ao SPA há cinco meses com feridas no joelho, nas duas pernas e pés. Faz curativos ali uma vez por semana. Nas outras vezes, dirige-se ao Posto de Saúde São José, já com a “fórmula” do curativo pronta. À medida que é atendido pelas técnicas do SPA, conta que está satisfeito com os resultados obtidos nos últimos tempos. “Os benefícios desse tratamento são visíveis”, diz ele. Assim como Romeu, mais 19 usuários recebem a mesma atenção a cada dia de consulta. Um serviço que beneficia pacientes, familiares e, sem dúvida, a equipe de profissionais que os atende.

Recent Posts