Diretora financeira da FHGV participa de curso com futuros agentes comunitários de saúde de Sapucaia do Sul

 In FHGV, Notícias

Dos 285 candidatos aprovados às vagas de agente comunitário de saúde em Sapucaia do Sul, 150 acompanharam a palestra sobre “Participação e Controle Social”, realizada na manhã desta sexta-feira (24), no auditório das Faculdades Equipe. A atividade foi ministrada pela presidente do Conselho Estadual de Saúde, Célia Chaves; pela vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e diretora financeira da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Suzana Guatimozim, e pelo conselheiro municipal de Saúde, representante do Posto Primor, Henrique Sagmeister.

Pela primeira vez em palestra no Município, Célia Chaves, relembrou o movimento iniciado na década de 80 para o fortalecimento da rede básica de saúde. “Com a força da população, conseguimos criar o Sistema Único de Saúde (SUS), garantido na Constituição Federal de 1988 como um dever do Estado e direito do povo brasileiro. Queríamos o SUS 100% público, no entanto, o sistema foi aprovado com complementação privada”, explicou. Ela também alertou aos agentes comunitários a importância de defender a manutenção do SUS, ameaçado pelo desmonte. “Lutamos para que o sistema público não seja um complemento do privado. É preciso prevalecer o acesso universal à saúde pública”, assegurou.

Para a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Suzana Guatimozim, “o SUS é o sistema público mais democrático, que hoje está ameaçado como nunca antes esteve, e a vigilância tem que ser permanente para defender a sua permanência”.

Participação popular

Conforme a conselheira estadual, as conferências são a instância máxima de controle social do SUS. “Nestes espaços é possível reunir as demandas da comunidade para a elaboração dos Planos de Saúde Municipal, Estadual e Nacional. Já o Conselho Municipal de Saúde tem a tarefa de avaliar os relatórios de gestão das ações de saúde, além de ser um agente fiscalizador permanente”, completa Célia.

Suzana Guatimozim citou como um dos avanços na política de saúde de Sapucaia do Sul a constituição de conselhos locais formados pela comunidade, trabalhadores e gestores em quatro regiões da cidade. “Esta iniciativa garante maior a participação da sociedade na fiscalização e no debate das ações de saúde”, destacou. “O controle social é pauta na integração dos trabalhadores da Secretaria e Fundação. Está determinado no currículo dos residentes o acompanhamento da reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde.

Ela ressaltou ainda que os novos agentes comunitários de saúde têm o papel fundamental em convidar a população para participar das discussões sobre a política municipal de saúde. O conselheiro municipal Henrique Sagmeister reforçou o convite. “É importante a presença da comunidade para ajudar a definir onde serão investidas as verbas da saúde”, disse.

De acordo com a candidata a agente comunitária do bairro São José, Carmem Regina Fogaça de Freitas, ajudar a população é um dever. “Temos de esclarecer para a comunidade a grandiosidade do SUS e como funciona o atendimento da rede municipal”, manifestou.

A atividade foi promovida pela Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul. O resultado dos classificados para ocupar as 20 vagas será conhecido no dia 28 de junho.

Recommended Posts