Grupo Parceiros Voluntários leva alegria à Unidade de Saúde Mental do HMGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Pelo quarto Natal consecutivo, o grupo de Parceiros Voluntários ligado à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul (ACIS) visitou o setor de Saúde Mental do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). Durante o encontro, na quarta-feira (23), os voluntários trouxeram instrumentos musicais, contaram histórias e distribuíram doces, alegrando o ambiente. “Essa iniciativa é muito bem-vinda, pois valoriza a nossa Unidade, tem ótima receptividade junto aos pacientes e possibilita o acesso a gente de fora que vem trazer bons momentos a todos”, diz a coordenadora da Linha de Cuidado em Saúde Mental do HMGV, Tatiane Severo.

GERAR ESPERANÇA

Marli Wondracek e Michele Müller pertencem ao grupo de Parceiros Voluntários. Há cinco anos realizam atividades quinzenais junto aos pacientes da unidade de Saúde Mental do Hospital. A cada visita, batizada de “A Hora do Conto”, levam novas oportunidades de reflexão ao pacientes. “Procuramos sempre passar uma mensagem positiva de esperança e encorajamento”, diz Marli. “Os paciente muitas vezes se sentem abandonados pela vida, e isso mexe com agente, nos motivando a continuar esse trabalho”, completa.

Michele Müller tem um histórico de vida que inclui situações semelhantes às que passam os pacientes que hoje auxilia. “Tive na minha família problemas com alcoolismo e todos os efeitos que essa doença causa, e isso me dá forças para que possa cumprir essa missão de trazer minhas experiências para motivar essas pessoas, mostrar a elas que é uma oportunidade para refletir, sair do coitadismo e gerar esperança”.

A receptividade dos pacientes é positiva. Muitas vezes esperam ansiosos os momentos de visita dos Parceiros. Neste dia 25 de dezembro, o Grupo realiza uma ação inédita no HMGV, reunindo-se para cantar músicas natalinas pelos corredores, como forma de levar carinho a todos os pacientes. “Para nós, isso tudo é muito gratificantes”, dizem as entrevistadas.

Recent Posts