Hospital Getúlio Vargas agenda mais de 200 mamografias em atividade no Calçadão de Sapucaia do Sul

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Centenas de pessoas circularam pelo Calçadão de Sapucaia do Sul, nesta terça-feira (27/10), durante as atividades do Outubro Rosa promovidas pelo Gabinete da Primeira-dama, com apoio das secretarias municipais e Hospital Municipal Getúlio (HMGV). Foram oferecidos gratuitamente à comunidade o agendamento de exames mamografias, verificação de pressão arterial e glicose, avaliação nutricional e orientações sobre a prevenção do câncer de mama. O HMGV agendou mais de 200 exames de mamografia no local.

No evento, o prefeito Vilmar Ballin manifestou orgulho em ter investido na saúde do Município, qualificando o Hospital. “Graças ao nosso esforço em adquirir equipamentos de alta tecnologia para realização de mamografias, hoje temos condições de oferecer exames 100% SUS à população”, salientou.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Sapucaia do Sul e médico do HMGV, Luis Rogério Link, o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental. “Devido ao aumento da incidência do câncer de mama no Brasil e no Estado, fazemos um apelo às mulheres para que façam o auto-exame e agendem sua mamografia, caso tenham mais de 40 anos, ou sintam algum tipo de desconforto. Também é importante que agendem o exame de colo de útero”, reforçou.

A primeira-dama Sônia Ballin destacou que a iniciativa no Calçadão visa conscientizar o maior número de mulheres possível. “Precisamos garantir esse exame para todas interessadas, a fim de combater essa doença e reduzir esse alto índice de câncer de mama”, observou.

Entre as pessoas que prestigiaram a atividade estava a doméstica Jussara de Fátima Almeida, 51 anos, que há 13 anos curou-se de um câncer de mama. Ela relatou que fez todas as mamografias no Hospital Getúlio Vargas e depois seguiu em tratamento. “Tive que retirar a mama e depois reconstruí -la. Agora estou bem e peço a todas as mulheres que se cuidem e se previnam o quanto antes”, manifestou.

Também prestigiaram o evento, o diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Juarez Verba, a diretora de Atenção em Saúde, Angelise Martins, a diretora financeira, Suzana Guatimozim, a diretora de Administração Clarissa Ávila, a diretora assistencial do HMGV, Loredi Becker, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do HMGV.

No final da atividade, a primeira-dama convidou a população para o ato de abraço ao Hospital, em comemoração aos 45 anos da instituição, que ocorre no dia 10 de novembro, às 9h30.

Recommended Posts