Usuários e trabalhadores aprovam qualidade das refeições no Hospital Municipal Getúlio Vargas

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A qualidade das mais de 1.000 refeições diárias fornecidas pelo Hospital Municipal Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, tem sido apontada como diferencial da instituição que presta atendimento 100% SUS. Conforme resultados de pesquisa interna realizada recentemente, usuários e trabalhadores demonstraram satisfação com o cardápio, higiene e atendimento oferecidos pela Unidade de Nutrição e Dietética. Entre dois dias foram entrevistadas 315 pessoas, que atribuíram avaliação entre bom e ótimo 80% ao cardápio, 88% à aparência dos alimentos, 90% à higiene dos utensílios, 90% à higiene dos alimentos e 100% ao atendimento.

Para a usuária Paula Flores Andrade, 77 anos, internada na Clínica Médica Cirúrgica, a alimentação do Hospital atende suas expectativas. “Estou satisfeita com as refeições. Aqui temos a oportunidade de sugerir frutas e outros alimentos para a nutricionista, que avalia o que podemos comer. A gente se alimenta com qualidade e sem custos”, manifestou.

Para Delci Steil, que cuida de uma senhora internada na Clínica Médica Feminina, o almoço fornecido pela instituição tem sabor de comida caseira. “Todos os dias almoço no refeitório e sou muito bem atendida, sem falar no cardápio que é maravilhoso, sempre tem arroz, feijão, carne e saladas”, comentou.

A auxiliar de segurança do Hospital Josy Domingues Loreto almoça diariamente no refeitório. “A comida é muito boa, com cardápio variado, saladas e frutas. O pessoal nos atende muito bem. Na minha opinião, o melhor dia é quando tem feijoada”, disse.

Segundo avaliação da coordenadora Unidade de Nutrição e Dietética, Ana Claudia Spolavori Sagmeister, os resultados foram plenamente satisfatórios, principalmente no critério “atendimento da equipe de nutrição”, que registrou 100% entre ótimo e bom.  “A pesquisa de satisfação foi muito válida, assim sabemos onde devemos melhorar. Vale salientar que o trabalho em equipe foi fundamental para atingirmos nosso objetivo”, concluiu.

Preparação do cardápio 

Para proporcionar uma alimentação mais adequada para cada estação do ano, a Unidade disponibiliza seis cardápios rotativos semanais de inverno e verão. É observada a sazonalidade dos alimentos para elaboração dos menus. Diariamente, são disponibilizados aos usuários internados 150 cafés da manhã, 150 lanches e 150 ceias. O almoço beneficia mais de 500 pessoas, entre usuários e trabalhadores. Para o jantar, o Hospital prepara 170 refeições aos usuários e 130 para trabalhadores.

Estrutura de trabalho

A Unidade de Nutrição e Dietética conta com uma equipe de 50 trabalhadores, composta por quatro nutricionistas, seis técnicos de nutrição, dois auxiliares de serviços gerais, dois estoquistas, um auxiliar administrativo, sete cozinheiros e demais auxiliares de cozinha. A nutricionista Ana Claudia é a coordenadora da Unidade e responsável pela produção. As outras nutricionistas atendem a área assistencial do Hospital, fazendo a avaliação e o acompanhamento nutricional dos usuários.

Recommended Posts