Nova ala de UTI é inaugurada no Hospital Municipal Getúlio Vargas
Mais um importante avanço na saúde dos sapucaienses. O prefeito Vilmar Ballin inaugurou na tarde de hoje, dia 2, a nova ala da Unidade de Tratamento Intensivo – UTI do Hospital Municipal Getúlio Vargas. Com o novo espaço, que conta com dez novos leitos, a capacidade de atendimento a pacientes que necessitam de tratamento intensivo dobrará, passando para 20 leitos.
O prefeito Ballin relembrou que quando assumiu a Administração Municipal, o Hospital Getúlio Vargas tinha apenas três leitos de UTI. “Quem conheceu este hospital há seis anos, em estado de calamidade, não o reconhece hoje. Muito avançamos, mas nosso desafio não terminou. Seguiremos investindo pesado no Getúlio Vargas, porque saúde, para nós, é prioridade, e o povo desta cidade merece ter um atendimento digno. Felizmente estamos conseguindo salvar vidas, que em outros tempos não seriam salvas. Só por isso já valeu eu ter sido prefeito”, falou Ballin, emocionado.
A secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, salientou que a parceria entre os governos municipal e estadual resultam na qualificação do SUS. “O prefeito ousou e acertou ao criar a Fundação Hospital Getúlio Vargas, permitindo que esta fundação fizesse parcerias. Como resultado, temos este suporte tecnológico, que além de qualificar o atendimento à população, dá melhores condições de trabalho aos servidores. Sem dúvida temos aqui um hospital que nos dá orgulho”, disse.
O diretor-geral da FHGV, Juarez Verba, enalteceu a crescente qualidade dos serviços prestados ao Município e região pelo HMGV, que desde 2012 atende 100% pelo SUS. Segundo ele, a intensa parceria entre Fundação, Prefeitura de Sapucaia do Sul e Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, é determinante para conquistas como esta. “Essa nova e moderna unidade da UTI, que chegou para dobrar a nossa capacidade de atendimento, mostra perfeitamente que, quando unimos esforços a população tende a ganhar serviços públicos de saúde cada vez melhores”, destacou.
Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Arlenio da Silva; o vereador Edson Portilho, representando a Câmara de Vereadores; o secretário municipal de Saúde e presidente do Conselho Curador da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, José Wink; além de integrantes do Conselho Municipal de Saúde e funcionários.
Estrutura: A nova ala conta com dez leitos completos, cama, respirador e bomba de infusão. Destes, três são de isolamento, com antecâmara e sanitários individuais. Todos os leitos têm box individualizado, garantindo a privacidade dos pacientes e familiares. O espaço também conta com uma “ilha” centralizada para equipe médica de enfermagem, facilitando a visualização dos pacientes. O atendimento iniciará na próxima semana.
A reforma de ampliação da UTI foi viabilizada com recursos próprios da Fundação, em torno de R$ 500 mil, e conta com a parceria do governo do Estado, que cedeu os leitos. O próximo passo será a reforma e melhorias da atual UTI.
Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sapucaia do Sul
Jornalista – Daniela Rocha Lima Mtb 10.892