FHGV, Governo do RS e Prefeitura de Charqueadas assinam TAC para viabilizar a reabertura do Hospital de Charqueadas

 In FHGV, Notícias

Foi assinado na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), o Governo do Estado e a Prefeitura de Charqueadas, na sede do Ministério Público do Município. Com o TAC, a FHGV terá um prazo de 180 dias para fazer as adequações exigidas pela Vigilância Sanitária, condição para a reabertura do Hospital de Charqueadas.

De acordo com o prefeito de Charqueadas, Davi Souza, a reabertura do Hospital é uma reivindicação antiga da população da região carbonífera. “Nosso Município cresceu e o Hospital ficou na contramão desse desenvolvimento, pois está há 20 anos fechado. O que temos hoje é o Pronto Atendimento Municipal para atender a demanda da comunidade”, salientou.

A secretária de Saúde do RS, Sandra Fagundes, reafirmou o compromisso do governo do RS com Charqueadas. “A Secretaria de Saúde do Estado repassou 1,6 milhão de recursos ao Município e vamos seguir nesse ritmo para garantir a assinatura contrato”, destacou.

Na primeira fase, a FHGV fará a manutenção do Pronto Atendimento Municipal, que atualmente funciona no espaço onde será instalado o Hospital, e também, começará a implantação da nova instituição de saúde do Município. O Hospital Municipal de Charqueadas será gerenciado pela FHGV e atenderá 100% pelo SUS. A nova entidade contará com a realização de atendimentos clínicos, emergência, cirurgias eletivas em diversas especialidades, além de atendimento em saúde mental e prisional.

Autoridades presentes na assinatura do TAC: secretária de Saúde do RS, Sandra Fagundes; o prefeito de Charqueadas, Davi Souza; o diretor geral da FHGV, Juarez Verba; a secretária municipal de Saúde, Liziane da Silva Lopes; o diretor do Pronto Atendimento, Claudionor Nilson; o presidente da Câmara de Vereadores de Charqueadas, Carlos Gilvan Garcia Pinheiro; e o promotor de Justiça, Lúcio Flávio Pretto.

Recent Posts