Visita promove troca de experiências entre fundações estatais do Rio Grande do Sul e Curitiba

 In FHGV, Notícias

No dia 4 de setembro, o diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Juarez Verba, a diretora assistencial, Angelise Martins, a diretora de Administração, Clarissa Avila e a coordenadora financeira, Janice Cardoso visitaram a sede da Fundação Estatal de Atenção Especializada de Curitiba (Feaes). A diretora de Atenção à Saúde da Feaes, Tereza Kindra recebeu a visita da representação do RS com grande receptividade.

“As visitas possibilitam a troca de conhecimento, de vivência, que nos auxiliam a sempre pensar em um modelo melhor de prestação de serviço”, manifestou. “As fundações são um importante instrumento de gestão e é necessário que saiam do isolamento, uma vez que elas estão dispersas pelo país e nasceram de forma autônoma”, observa diretor geral da FHGV, Juarez Wolf Verba. O diretor aponta como principais desafios a consolidação do modelo junto aos órgãos de controle, a criação de um marco regulatório e a aprovação, pelo Congresso Nacional, do projeto de lei complementar 92/2007, que regulamenta a atuação das fundações estatais.

A equipe da FHGV conheceu a estrutura organizacional da Feaes, os processos de trabalho administrativo e assistencial das unidades administradas pela fundação, organização e atuação do Instituto de Ensino e Pesquisa e o sistema de informação/prontuário eletrônico. Foi uma oportunidade para a troca de experiências entre as duas fundações, que são entidades públicas de direito privado. “A Feaes é a que mais se assemelha a nossa fundação, no atendimento às especialidades, no serviço de emergência, com a diferença que atuamos em mais de uma cidade”, salientou Juarez Verba.

Na visita, a direção destacou a experiência da FHGV na área de ensino em saúde, com cursos de residência médica e multiprofissional. “Temos um convênio com a Escola Pública de Saúde para os cursos de Saúde Coletiva, Pediatria, Anestesiologia e Psicologia, além de outras duas especialidades que estão em processo de habilitação”, informou Juarez Verba.

Colaboração: jornalista, Fernanda Luvizotto, da FEAES

Recent Posts