Portal Gestão de Pessoas

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Portal Gestao de Pessoas FHGV logo

O Portal de Gestão de Pessoas da FHGV tem o objetivo de facilitar os processos que envolvem a vida funcional dos trabalhadores da instituição. Será um espaço para centralizar todos os assuntos relativos à Gestão de Pessoas, tais como notícias importantes, regulamentos, contracheques, formulários, esclarecimento de dúvidas, etc.

O Portal de Gestão de Pessoas será dinâmico, crescendo e se reformulando à medida das necessidades. O importante será incorporar assuntos que facilitem a vida funcional de nossas trabalhadoras e trabalhadores.

Notícias

Cronograma da Folha de Pagamento - Julho/2018

ATIVIDADE PRAZO MÁXIMO

Limite de envio e alteração FÉRIAS DE SETEMBRO/2018

10/07/2018 – terça-feira

Liberação do acesso do ESPELHO PONTO dos trabalhadores  

1º período: 01/07/2018 a 25/07/2018

26/07/2018 – quinta-feira

2º período: 26/07/2018 a 31/07/2018

01/08/2018 – quarta-feira

Ajuste controle de freqüência pelas chefias e coordenadores  

1º período: 01/07/2018 a 25/07/2018

(Solicitação H. extras e feriados realizados até 24/07/2018)

27/07/2018 – sexta-feira

2º período: 26/07/2018 a 31/07/2018

01/08/2018 – quarta-feira (até às 17hs)

Limite de entrega FREQUÊNCIA pelos prestadores de serviço  
Período : 01/07/2018 a 31/07/2018

01/08/2018 – quarta-feira (Até às 12hs)

Planilhas de controles de RPA das Unidades

01/08/2018 – quarta-feira (Até às 17hs)

Envio Solicitação de Ressarcimentos (UGP Efetividade)

20/07/2018 – sexta-feira

Envio PRODUÇÃO MÉDICA

27/07/2018 – sexta-feira

Envio informações diárias e ajuda de custo

01/08/2018 – quarta-feira

 Limite para envio de COMPROVANTES DE INSS de outros vínculos 27/07/2018 – sexta-feira
Limite entrega de contas salários  pelos funcionários

27/07/2018 – sexta-feira

Envio PRECEPTORIA

27/07/2018 – sexta-feira

Envio SOBREAVISO

01/08/2018 – quarta-feira (Até às 12hs)

Fechamento Ponto UGP

02/08/2018 – quinta-feira (Até às 11hs)

Integração Ponto com a Folha de Pagamento

02/08/2018 – quinta-feira (Até às 12hs)

Envio Prévia da Folha para conferência e verificações das unidades

02/08/2018 – quinta-feira (Até às 15hs)

Retorno Folha após conferências e verificações das unidades

02/08/2018 – quinta-feira (Até às 17hs)

Fechamento Folha

03/08/2018 – sexta-feira

Encaminhamento processo para DGDP e DAF

06/08/2018 – segunda-feira

Previsão de Pagamento da Folha

06/08/2018 – segunda-feira

Disponibilização de Contra Cheques Após o pagamento realizado

Cronograma da Folha de Pagamento - Junho/2018

ATIVIDADE PRAZO MÁXIMO
Limite de envio e alteração FÉRIAS DE AGOSTO/2018 08/06/2018 – sexta-feira (manhã)
Liberação do acesso do ESPELHO PONTO dos trabalhadores  
1º período: 01/06/2018 a 26/06/2018 27/06/2018 – quarta-feira
2º período: 27/06/2018 a 30/06/2018 02/07/2018 – segunda-feira
Ajuste controle de freqüência pelas chefias e coordenadores  
1º período: 01/06/2018 a 26/06/2018 28/06/2018 – quinta-feira
2º período: 27/06/2018 a 30/06/2018 02/07/2018 – segunda-feira
Limite de entrega FREQUÊNCIA pelos prestadores de serviço  
Período : 01/06/2018 a 30/06/2018 02/07/2018 – segunda-feira (Até às 12hs)
Planilhas de controles de RPA das Unidades 02/07/2018 – segunda-feira (Até às 17hs)
Envio Solicitação de Ressarcimentos (UGP Efetividade) 20/06/2018 – quarta-feira
Envio PRODUÇÃO MÉDICA 22/06/2018 – sexta-feira
Envio informações diárias e ajuda de custo 02/07/2018 – segunda-feira (Até às 12hs)
Limite para envio de COMPROVANTES DE INSS de outros vínculos 26/06/2018 – terça-feira
Limite entrega de contas salários  pelos funcionários 28/06/2018 – quinta-feira
Envio PRECEPTORIA 28/06/2018 – quinta-feira
Envio SOBREAVISO 02/07/2018 – segunda-feira ( Até às 12hs)
Fechamento Ponto UGP 03/07/2018 – terça-feira (Até às 11hs)
Integração Ponto com a Folha de Pagamento 03/07/2018 – terça-feira (Até às 12hs)
Envio Prévia da Folha para conferência e verificações das unidades 03/07/2018 – terça-feira (Até às 15hs)
Retorno Folha após conferências e verificações das unidades 03/07/2018 – terça-feira (Até às 17hs)
Fechamento Folha 04/07/2018 – quarta-feira
Encaminhamento processo para DGDP e DAF 05/07/2018 – quinta-feira
Previsão de Pagamento da Folha 06/07/2018 – sexta-feira
Disponibilização de Contra Cheques Após o pagamento realizado

Informativo DGDP

Aplicativo garante acesso diário ao registro de ponto

Buscando agilizar os processos de ajustes de ponto e correções de eventuais problemas, estamos disponibilizando um aplicativo no sistema Senior, que vai permitir que qualquer empregado verifique a situação de seu ponto diariamente e peça, havendo necessidade, correções às chefias.

Asssim, não haverá necessidade de deixar todos os ajustes para os últimos dias do mês.

Como funciona:

  1. Qualquer trabalhador pode acessar de qualquer máquina que tenha o Senior instalado (todas as nossas cidades). O acesso é individual, com regras simples (matrícula e RG). Cada pessoa, acessa apenas o seu espelho ponto.
  2. Podem ser consultadas as ocorrências até o dia anterior ao da consulta.
  3. O sistema fica disponível 24h por dia, todos os dias, facilitando para o pessoal do Noturno.
  4. O sistema impede impressão ou geração de arquivo pdf. Assim, após consultar e identificar alguma necessidade de ajuste, anote e procure sua chefia ou a pessoa encarregada das correções na sua unidade.

Vantagens:

  1. Acesso diário dos trabalhadores para verificar as necessidades de ajuste
  2. Reduz necessidades de ajustes no período de fechamento da folha, reduzindo a pressão pelo cumprimento dos prazos finais.
  3. Também não será mais necessário imprimir todos os espelhos ponto para conferência dos empregados ao final do mês.
  4. Os principais beneficiados são os trabalhadores do Noturno, pois, por não comparecerem todos os dias na unidade, tem menos chances de correção quando fecha o mês. Agora, vão poder corrigir ao longo do mês, sempre que ocorrer necessidade.
  5. Reduz necessidades de ressarcimentos no mês seguinte por falta de ajustes, erros de registro de ponto, etc
  6. Isso também traz mais justiça aos pagamentos da remuneração, com o pagamento integral dentro do mês correto.

No arquivo anexo, temos um tutorial explicando o passo a passo como acessar e consultar.

Nesta fase experimental, se houver algum problema de acesso ou senha, deve ser tratado junto ao setor UGP-Efetividade.

Se houver necessidade, as unidades podem solicitar a instalação do sistema em outras máquinas, o que deve ser feito diretamente à informática, através do sistema de Suporte.

Cronograma da Folha de Pagamento - Maio/2018

ATIVIDADE PRAZO MÁXIMO
Limite de envio e alteração FÉRIAS DE JULHO/2018 10/05/2018– quinta-feira
Liberação do acesso do ESPELHO PONTO dos trabalhadores
1º período: 01/05/2018 a 24/05/2018  25/05/2018 – sexta-feira
2º período: 26/05/2018 a 31/05/2018  01/06/2018 – sexta-feira
Ajuste controle de freqüência pelas chefias e coordenadores
1º período: 01/05/2018 a 24/05/2018 – (Solicitação H. extras e feriados realizados até 24/05/2018)  28/05/2018 – segunda-feira
2º período: 26/05/2018 a 31/05/2018  01/06/2018 – sexta-feira
Limite de entrega FREQUÊNCIA pelos prestadores de serviço
Período : 01/05/2018 a 31/05/2018  01/06/2018 – sexta-feira (Até às 16hs)
Planilhas de controles de RPA das Unidades  01/06/2018 – sexta-feira (Até às 16hs)
Envio Solicitação de Ressarcimentos (UGP Efetividade) 25/05/2018 – sexta-feira
Envio PRODUÇÃO MÉDICA 25/05/2018 – sexta-feira
Envio informações diárias e ajuda de custo  25/05/2018 – sexta-feira
Limite para envio de COMPROVANTES DE INSS de outros vínculos 25/05/2018 – sexta-feira
Limite entrega de contas salários  pelos funcionários 25/05/2018 – sexta-feira
Envio PRECEPTORIA 28/05/2018 – segunda-feira
Envio SOBREAVISO 28/05/2018 – segunda-feira
Fechamento Ponto UGP 02/06/2018 – sábado (Até às 11hs)
Integração Ponto com a Folha de Pagamento 02/06/2018 – sábado (Até às 12hs)
Envio Prévia da Folha para conferência e verificações das unidades 02/06/2018 – sábado (Até às 15hs)
Retorno Folha após conferências e verificações das unidades 02/06/2018 – sábado (Até às 17hs)
Fechamento Folha 04/06/2018 – segunda-feira
Encaminhamento processo para DGDP e DAF 05/06/2018 – terça-feira
Previsão de Pagamento da Folha 06/06/2018 – quarta-feira
Disponibilização de Contra Cheques Após o pagamento realizado

Informativo DGDP

Santander passa a administrar a Folha de Pagamentos da FHGV

Após vencer licitação e assinar contrato em dezembro de 2017, o Banco Santander passa a administrar a Folha de Pagamento da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas a partir do mês de março deste ano. Conforme o diretor Administrativo e Financeiro da Fundação, Leandro Barcelos, que em dezembro era diretor geral interino, o acordo com o Santander trará mais praticidade, agilidade e comodidade para a FHGV e para os seus trabalhadores.

Abertura das novas contas

O processo de abertura das contas será feito nas próprias unidades de trabalho, nos respectivos turnos de cada trabalhador e trabalhadora. Nos próximos dias, serão divulgadas informações referentes a esse calendário de visitas, quando será entregue pelo banco um kit de abertura de contas.

Nesta agenda de visitas, os trabalhadores devem apresentar os seguintes documentos:
• RG ou CNH (cópia frente e verso)
• CPF (cópia frente e verso), caso não conste o número no RG ou CNH
• Comprovante de endereço com prazo inferior a 60 dias da data do vencimento (conta de luz, água, gás, telefone, IPTU, TV a cabo – cópia frente verso)
• Carta de portabilidade (se preferir)
• Se casado(a), informar nome completo do cônjuge, CPF, data de nascimento e casamento. Não são necessárias cópias destes documentos.

Conforme consta no contrato firmado entre as partes, os trabalhadores receberão uma conta salário no Santander, podendo solicitar ou não a portabilidade para outra instituição financeira.

Alternativamente, o Santander vai oferecer abertura de contas correntes a todos. Ficará a critério do empregado aceitar ou não a oferta. Quem já tem conta no Santander pode permanecer com ela.

O planejamento feito em conjunto com o Santander prevê que o pagamento dos salários de março (em abril) seja feito pelas novas contas. Quando tudo estiver concluído, o caixa eletrônico da CEF será retirado do HMGV, ficando apenas o caixa eletrônico do Santander.

Nos anexos, seguem informações importantes sobre os serviços e esclarecimento de dúvidas.

Calendário/Cronograma: Folha de Pagamento 2018

Cronograma com as datas previstas para a realização das etapas da folha de pagamento.

Informativo DGDP

Comunicado sobre Compensação dos dias de Paralisação nas unidades de Sapucaia

 

Na tarde de ontem, a Direção da FHGV recebeu as Direções do Sindisaúde VS e do Sindicato dos Enfermeiros para analisar pedido de abono dos dias de paralisação, realizada de 23 a 26 de janeiro.

Após discussão entre as partes, ficou estabelecido que as horas faltantes por motivo da paralisação deverão ser compensadas pelos trabalhadores, preferencialmente neste mês de fevereiro, podendo, se necessário, tal compensação alcançar o mês de março (total ou parcialmente). Os dias, turnos e horários em que vão ocorrer as compensações devem ser acordados com as chefias, conforme as necessidades institucionais.

 

O pagamento das horas compensadas ocorrerá junto ao pagamento dos salários do mês em que forem realizadas e devem ser informadas à UGP-Efetividade em formulário próprio junto ao prazo dos ressarcimentos gerais, ou seja, em fevereiro, até o dia 23, às 12h00. Para não prejudicar os prazos de fechamento da folha e pagamento dos salários, horas compensadas após este dia ficarão para pagamento na folha do mês seguinte. (Em março, a data para pedido de ressarcimento e informação das compensações será informada junto ao calendário da folha do mês).

Cronograma da Folha de Pagamento - Dezembro/2017

ATIVIDADE PRAZO MÁXIMO
Limite para ALTERAÇÃO FÉRIAS DE JANEIRO E FEVEREIRO/17 07/12/2017 (Quinta-feira)
Liberação do acesso do ESPELHO PONTO dos trabalhadores:
1º Período: 01/12/2017 a 25/12/2017 26/12/2017 (Terça-feira)
2º Período: 26/12/2017 a 31/12/2017 02/01/2018 (Terça-feira)
Limite de entrega dos CONTROLES DE FREQUÊNCIA pelos trabalhadores:
1º Período: 01/12/2017 a 25/12/2017 28/12/2017 (Quinta-feira)
2º Período: 26/12/2017 a 31/12/2017 02/01/2018 (Terça-feira)
Limite para envio de COMPROVANTES DE INSS de outros vínculos 22/12/2017 (Sexta-feira)
Previsão de Pagamento da Folha 05/01/2018 (Sexta-feira)
Disponibilização de Contra Cheques 05/01/2018 (Sexta-feira)

Receita divulga orientações para CPF de dependentes

A Receita Federal do Brasil publicou alteração na Instrução Normativa (IN 1760, de 2017) que trata do Cadastro de Pessoas Físicas.

A partir da declaração 2018 do Imposto de Renda (ano calendário 2017), os dependentes com idade acima de 8 (oito) anos devem estar inscritos no CPF. Até agora, a exigência era apenas para dependentes acima de 12 (doze) anos.

Acesso a Sites Inapropriados

Informamos que a FHGV dispõe de sistema de auditoria automática de acessos a sites inapropriados. O sistema de auditoria gera um relatório que identifica as máquinas onde ocorreram os acessos inapropriados, os horários e os sites acessados.

Tais acessos constituem falha funcional passível de enquadramento no Regulamento de Pessoal, em seu artigo 9º, incisos IV e XVII. Além disso, o uso inapropriado dos equipamentos de informática e acessos à internet gera sobrecarga da rede, dificultando a atividade final da instituição, com prejuízos a celeridade das atividades dos colegas e eventuais danos aos usuários. Outro risco é a facilitação de invasão de vírus na rede da Fundação.

Assim, solicitamos especial atenção para o uso adequado das ferramentas de tecnologia da informação colocadas à disposição de todos, pois elas visam a excelência de nossa atividade.

Atualização do Cadastro dos Empregados

Vários empregados receberam uma correspondência solicitando a apresentação de alguns documentos e informações para a USTQP – Unidade de Saúde do Trabalhador e Qualificação Profissional, da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Trata-se de uma atualização cadastra, necessária para adequação da Fundação às exigências do eSocial, sistema do Governo Federal que vai concentrar todas as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de empresas e trabalhadores do Brasil, a partir de janeiro de 2018.

As informações solicitadas diferem para cada pessoa. Algumas são exigências novas; outras, são atualizações (endereço e dados de cônjuges, filhos e dependentes), e outras podem tratar-se de erros em cadastramentos antigos, que até agora não geravam problemas. Ainda temos alguns problemas com cadastros de PIS e CPF, que precisam ser corrigidos.

“Fizemos a aplicação de um software robô de testes no cadastro, que  indicou aonde havia necessidades de correção”, explica Tatiane Severo, que coordena a unidade.

É importante que todos os empregados e empregadas façam  a entrega dos documentos solicitados até o dia 20 de novembro, para que a FHGV possa conferir e cadastrar as informações. A entrega deve ser na USTQP (polo Sapucaia) ou para as coordenações (demais polos). A partir de janeiro, quando o eSocial entra em funcionamento, qualquer inconsistência pode inviabilizar o envio global das informações.

Prazo para marcar férias vai mudar

A partir de Dezembro/2017 será alterado o prazo para a solicitação de férias, que passa a ser até o dia 10 do segundo mês que antecede as férias.

A mudança é necessária para viabilizar os novos prazos de obrigações determinados pela implantação do eSocial, sistema do Governo Federal que centralizará as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de todos os trabalhadores e empresas do país.

Caso o dia 10 caia em sábado, domingo ou feriado o prazo será automaticamente antecipado para o dia útil anterior.

Exemplo: Férias de Janeiro e Fevereiro/2018 devem ser solicitadas até o dia 07 de dezembro de 2017, visto que dia 10 cai em domingo e dia 08 é feriado em Sapucaia do Sul.

As datas poderão ser acompanhadas no portal:  http://www.fhgv.com.br/home/portalgp/, nos calendários mensais de pagamentos.

Mas os empregados e as chefias não precisam deixar tudo para a última hora. Todos podem agendar suas férias com antecedência maior, informando a UGP, por exemplo, as férias programadas para o próximo semestre.

Com a implantação do eSocial, não será possível conceder férias não programadas ou programadas em cima da hora. Qualquer dúvida, entre em contato com a UGP de sua Unidade.

Reunião do Conselho Curador aprova Regulamento Interno de Incentivo à Educação

Foi aprovado na última reunião do Conselho Curador e já está disponível no Portal de Gestão de Pessoas, o Regulamento Interno de Incentivo à Educação. Este Regulamento vai organizar a disponibilização de bolsas e descontos em instituições de ensino, quando estas oferecerem benefícios em contrapartida da realização de estágios em nossas unidades. Com isso, nossos empregados tem uma forma transparente e democrática de acesso a estas oportunidades de crescimento profissional.

As ofertas de benefícios serão divulgadas por Edital nos murais e a análise dos interessados será feita por comissão com empregados da sede e da própria unidade.

Conheça o Regulamento no Portal de Gestão de Pessoas, em “Regulamentos Internos”.

FHGV avança nos preparativos para implantação do eSocial

O eSocial é um projeto do governo federal que visa unificar, em uma só ferramenta, o envio de informações das relações de trabalho entre empregado e empregador, inclusive de profissionais contratados como terceiros. Seu objetivo é padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição de informações, constituindo um cadastro nacional unificado. O projeto envolve Ministério do Trabalho e Emprego, CEF, FGTS, INSS e Receita Federal.

Prevista para entrar em operação a partir de 2018, a novidade traz, na prática, alguns benefícios significativos, entre os quais a viabilização e a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas e sua fiscalização; a racionalização e a simplificação do cumprimento das obrigações, a eliminação de redundâncias, e o aprimoramento de informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias.

Na FHGV, o eSocial está sendo implantado gradualmente durante o segundo semestre deste ano. No último dia 11, diretores e coordenadores das unidades da Fundação foram reunidos na Sede para conhecer melhor o assunto. A primeira mudança, já em andamento, é quanto ao prazo de leitura da efetividade, que passará a ser do dia 1º ao dia 30 de cada mês. Com isso, o trabalho de conferência de efetividade e elaboração da folha de salários, que era feito em 25 dias, terá que ser cumprido em apenas 5. Para dar conta desta mudança significativa, que vai exigir uma mudança de cultura em toda a organização, principalmente dos 2.500 empregados, já começamos a promover mudanças graduais no calendário da folha.

A segunda alteração diz respeito ao rigor nas informações cadastrais dos trabalhadores, o que exigirá um recadastramento integral de toda a equipe, sejam contratados com empregados, autônomos ou estagiários. Outras questões e ajustes de procedimento devem ser tratados até o final do ano. Detalhes podem ser acompanhados pelo site da Fundação, especialmente na aba “Gestão de Pessoas/Notícias”.

No arquivo a seguir, veja a apresentação que foi feita e a programação das nossas mudanças.

Procedimentos para o Agendamento e Gozo de Férias

As férias anuais de 30 dias são um direito dos trabalhadores, que a FHGV respeita e garante. As férias devem ser agendadas para o período que inicia no 13º mês de contrato e vai até o 23º mês de trabalho. Ou seja, assim que fechar um ano de contrato, o empregado deve ter suas férias agendadas, tendo que usufruí-las, necessariamente, antes do vencimento do segundo período. Respeitados estes aprazamentos, o agendamento das férias é prerrogativa da gestão, em função das necessidades das atividades, mas deve levar em conta o bom senso.

Na FHGV, temos as seguintes opções de agendamento:

  • 30 dias de uma só vez
  • fracionadas em dois períodos de 15 dias
  • fracionadas em um período de 10 dias e outro de 20 dias (ou vice e versa).

Em caso de fracionamento das férias, o período remanescente deve ser gozado em atenção ao prazo de aquisição, conforme explicamos acima. Ou seja, mesmo que seja um saldo de dias, nunca poderão ser usufruídos depois de fechar o próximo período aquisitivo.

É facultado ao empregado solicitar o pagamento da primeira parcela do 13º salário junto ao pagamento das férias (integrais ou na primeira fração gozada).

O agendamento das férias deve ser feito sempre com antecedência pela chefia, devendo ser informado à UGP, no máximo, até o dia 10 do mês anterior ao gozo. O pagamento dos valores devidos obedecerá o seguinte calendário:

  • Férias iniciadas entre o dia 1º e 15, pagamento do dia 25 ao dia 28 do mês anterior;
  • Férias iniciadas entre o dia 16 e 31, pagamento do dia 10 ao dia 13 do mesmo mês.

Programação de férias

Dentro da possibilidade dos empregados gozarem férias em dois períodos (10+20 dias ou 15+15 dias), solicitamos que, nestes casos, as programações sejam entregues na UGP com a previsão dos dois períodos, o que é fundamental para um melhor planejamento do setor e das atividades de todos.

Quando se tratar de saldo de férias, deve ser tirado de uma só vez. Se houver necessidade de alterar algum período, isto pode sempre ser feito, desde que respeitado o prazo limite do dia 10 do mês anterior ao gozo. Para isso, deve ser enviado memorando à UGP com a concordância da chefia.

Editais
Avaliação de Desempenho
Banco de Realocação
Dúvidas Frequentes

Pagamento de Salários

a. Como faço para saber se recebi horas extras e adicional noturno corretamente?

Procurar o setor de efetividade para fazer a conferência do seu ponto (já ajustado) e verificar se houve a autorização das horas extras por parte do coordenador.

b. Quando recebo o contracheque?

Sempre um dia após o pagamento do salário.

c. Como faço para receber meu contracheque por e-mail?

Envie a solicitação com nome completo e matrícula para contracheque@fhgv.com.br.

d. Qual o prazo para envio de declaração de desconto de teto do INSS de outro vínculo (celetista)?

De acordo com o cronograma da folha de pagamento divulgado no sítio, nesse portal.

Férias

a. Qual o prazo de solicitação de férias?

De acordo com o cronograma da folha de pagamento divulgado no sítio, nesse portal. Porém, é preferível que seja programada com mais antecedência.

b. Quando ocorre o pagamento das férias?

Férias iniciadas no período de 01 a 15 – pagamento entre 26 e 29 do mês anterior ao gozo das mesmas. Férias iniciadas no período de 16 a 31,pagamento entre os dias 12 e 14 do mês das férias.

RPA’s

a. Qual o período de fechamento de ponto de RPA?

Dia 25 do mês corrente a 24 do mês seguinte.

b. Data de pagamento de RPA?

Geral (exceto médicos) são pagos no 5º dia útil e médicos no 10º dia útil.

c. Há desconto de INSS para RPA?

Sim, em percentual 20% sobre as horas trabalhadas. Se tiver outro emprego que atinga o TETO de contribuição trazer declaração com validade máxima de 6 meses ou contra-cheque mensal, com data limite de entrega no último dia do mês.

Rescisões

a. Quais os prazos de pagamento de rescisões?

Términos de contrato determinado, no dia seguinte ao término. Em pedido de demissão ou antecipação de término de contrato antecipado a pedido do empregado 10 dias a contar da data do pedido.

Demissão promovida pelo empregador: com aviso indenizado, em 10 dias do início do aviso-prévio; com aviso trabalhado, no dia seguinte ao término do aviso; com justa causa….

b. Quais documentos necessários para rescisão?

Carteira Profissional, número de conta corrente diferente da conta salário, exame demissional (agendado pelo setor de rescisões), ponto corrigido pelo trabalhador e pelo coordenador. No caso de pedido por parte do trabalhador quando for para outro emprego, declaração ou documento da nova empresa com data do início na mesma.

Afastamentos por Doença

a. Possuo um atestado médico com mais de 05 dias, necessito passar no médico do Trabalho para abonar o mesmo?

Sim, todo e qualquer atestado médico superior a 05 dias deverá passar pelo serviço médico do trabalho.

b. Possuo um atestado médico de até 05 dias, necessito passar no serviço médico do Trabalho para abonar o mesmo?

Não, todo e qualquer atestado médico até 05 dias não deverá passar pelo serviço médico do Trabalho, bastando a assinatura da chefia imediata para posterior encaminhamento do mesmo à efetividade.

c. A FHGV aceita atestado de comparecimento?

Sim, mas deve ser em original e constar a hora de início e de final do atendimento. Não precisa passar pelo serviço médico do trabalho.

d. Em caso de acidente do trabalho, de trajeto ou acidente com material biológico devo passar pelo médico do trabalho, mesmo sabendo que foi um ferimento superficial?

Sim, todo e qualquer acidente deve ter acompanhamento do serviço Médico do Trabalho.

e. Acidentei-me durante minha jornada de trabalho, devo ir primeiro na medicina do Trabalho para atendimento e registro do acidente?

Não, sempre que ocorrer um acidente durante a jornada de trabalho, e houver necessidade de um primeiro atendimento médico, o empregado deverá ir à emergência do Hospital realizar consulta e em seguida, comunicar a chefia imediata para os procedimentos relativos a documentação pertinente, ao registro de acidente e de posse desses documentos se dirigir a Saúde do Trabalhador.

f. Envolvi-me num acidente de trajeto, vou direto ao setor da Saúde do Trabalhador?

Não, primeiro realize os tramites junto a sua chefia quanto ao registro do acidente, para após comparecer junto a saúde do trabalhador.

Saúde do Trabalhador

a. Gostaria de atendimento psicológico, o hospital dispões deste serviço?

Sim, todo funcionário do hospital pode solicitar este acompanhamento através de agendamento junto ao setor de Saúde do Trabalhador. O serviço não é extensivo à familiares.

b. O que é PPRA?

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA),visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

c. O que é PCMSO?

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), este programa estabelece a realização de exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Assim como tem o objetivo prevenir, monitorar e controlar possíveis danos a saúde e integridade do empregado e detectar riscos prévios, especialmente no que diz respeito as doenças relacionadas ao trabalho.

d. Realizei uma vacina e a mesma foi atualizada na minha carteirinha de vacinas. Devo avisar o setor de Medicina do Trabalho do Hospital?

Sim, sempre que realizar qualquer vacina, o trabalhador deverá trazer uma cópia da carteira de vacinação para o setor de Medicina do Trabalho para o mesmo arquivar junto com o prontuário médico.

Admissão

a. Qual os documentos necessários para admissão?

Os documentos necessários para admissão estão disponíveis no Portal de Gestão de Pessoas, neste sítio, em “Formulários”. A admissão só será agendada com a apresentação completa de toda a relação, nos prazos previstos no respectivo edital.

b. Como solicito incentivo para cursos de capacitação?

Preencha o formulário disponível no Portal de Gestão de Pessoas, neste sítio, em “Formulários” e submeta a aprovação de sua chefia. Com esta aprovação, encaminhe à USTQP, que fará a tramitação necessária. Antes do evento, certifique-se se sua solicitação foi acatada.

c. Que tipos de incentivos a instituição fornece?

Os incentivos podem prever abono de ponto, inscrição no evento e pagamento de diárias.

d. Que tipos de atividades podem ser incentivadas?

O trabalhador poderá solicitar incentivo individual para participação em atividades de formação, conforme regulamento da instituição, nas seguintes modalidades:

  • Cursos – Atividades para formação com objetivo específico, programação, carga horária e público alvo definido, conforme publicação da instituição promotora.
  • Atividade Acadêmica de curta duração – Atividades ofertadas por instituições de ensino ou órgãos de classe com o objetivo de complementar formação continuada e de apresentação de trabalhos científicos. Podem ser nominadas como: congresso, simpósio, mesa redonda, conferência, encontro, jornada, fórum, convenção, seminário, painel, oficina, entre outras atividades.
  • Visita Técnica – Atividades observacionais e/ou práticas realizadas “in loco” em outras instituições, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento profissional, tais como: visita, vivência, treinamento, feiras, exposições, intercâmbio e atividades assemelhadas.
  • Representação Institucional – Ações e atividades com o objetivo de exercer representação oficial da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas por trabalhadores expressamente designados pela Diretoria da FHGV, ou participação expressamente autorizada pela Diretoria da FHGV, mediante convite nominal de instituições, nas áreas de interesse Institucional.

e. Como me inscrevo para o banco de realocação?

Para participar do banco de realocação, o trabalhador deve ter passado o contrato de experiência de 90 dias e não pode ter sido contemplado com vaga em banco de realocação nos 6 meses anteriores.

Maiores informações podem ser verificadas no Regulamento do Banco de Realocação, disponível no Portal de Gestão de Pessoas, neste sítio, em “Regulamentos Internos”.

f. O que é avaliação de desempenho?

No período do contrato de experiência, as avaliações devem ocorrer no 30º e 75º dia de trabalho. Estas avaliações é que vão determinar se o empregado será aprovado no Contrato de Experiência. Após os 90 dias iniciais, as avaliações passam a ser anuais e fazem parte do Programa de Emprego, Cargos e Salários.

A Avaliação de Desempenho, é um processo sistemático e contínuo de acompanhamento funcional, em função das atividades estabelecidas para cada empregado e aquelas efetivamente realizadas. Seu objetivo, vai além de garantir a progressão dos níveis de carreira, é também, um forte instrumento de feed-back, servindo para produzir indicadores utilizados para ações voltadas a melhoria do desempenho do servidor e da equipe onde ele atua, além da melhoria da qualidade dos serviços prestados.

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Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
Alex Borba dos Santos – Diretor

Jéssica Bianchessi – Assessora
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Ramal: 159

Unidade de Gestão de Pessoas FHGV
Responsável: Fernanda Bosenbecker
Ramal: 123
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Folha de Pagamento
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Ramal: 186
Email: ugp@fhgv.com.br

Efetividade
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Ramal: 193
Email: ugp@fhgv.com.br

Unidade de Saúde do Trabalhador e Qualificação Profissional
Responsável: Tatiane Severo
Ramal: 179
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Concursos e Processos Seletivos
Responsável: Tatiane Severo
Ramal: 179
Email: ustqp@fhgv.com.br

Setor de Saúde do Trabalhador
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Ramal: 103
Email: marcelo.mello@fhgv.com.br

Setor de Desenvolvimento de Pessoas
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Ramal: 214
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