Profissionais do Getúlio Vargas participam de capacitação sobre aspiração de vias respiratórias

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Nesta segunda-feira (24/04), iniciou-se uma série de treinamentos na prática de aspiração de vias respiratórias para os enfermeiros e técnicos em enfermagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul. Ministradas pela equipe de fisioterapia da casa hospitalar, as capacitações têm como objetivo incentivar boas práticas de cuidados durante o procedimento técnico, sanando possíveis dúvidas, a fim de qualificar as equipes, garantido a melhor qualidade do atendimento assistencial aos pacientes.

“A aspiração das vias aéreas faz parte do conjunto de cuidados durante a internação, realizada para promover a remoção de secreções do trato respiratório, melhorar a permeabilidade de vias aéreas e fornecer adequada oxigenação ao paciente. Por isso, é de suma importância que a se tenha total domínio deste procedimento, assim como conhecimentos relativos à fisiopatologia do sistema respiratório do paciente”, reitera a responsável técnica de Fisioterapia do Getúlio Vargas, com pós-graduação em Terapia Intensiva pela universidade Anhanguera, Fernanda de Fátima de Lima.

A fisioterapeuta explica que as boas práticas para a aspiração de vias respiratórias estão relacionadas com a avaliação correta do paciente, cuidados que são de responsabilidade de toda as equipes assistenciais. Entre as principais orientações abordadas pela capacitação estão a avaliação correta da necessidade de aspiração, indicações e materiais necessários para o procedimento técnico, revisão da anatomia do sistema respiratório, cuidados em diferentes tipos de aspiração e, também, como evitar lesões por aspiração incorreta em pacientes críticos.

Os treinamentos acontecem na Unidade da Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral, Unidade de Terapia Intensiva I e II, Unidade de Cuidados Intermediários Adulto e na Unidade de Cuidados Emergenciais Adulto, ao longo desta semana, nos turnos da manhã, tarde e noite, abrangendo o maior número possível de profissionais.

Texto e fotos: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts