Getúlio Vargas forma a 8ª turma de residentes e chega a 69 médicos especialistas capacitados no Programa de Residência Médica

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Programa de Residência Médica

Na noite de sexta-feira (24/02), no salão da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul, aconteceu a formatura da 8ª turma do Programa de Residência Médica da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV). Neste ano, a Fundação através do Instituto de Ensino e Pesquisa formou no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul, médicos especialistas em: Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica e Psiquiatria. Iniciado em 2014, o Programa de Residência Médica tem como objetivo especializar os médicos para uma intervenção profissional propositiva no âmbito da saúde. Desde a sua criação, já são 69 médicos especialistas formados para o mercado de trabalho em diferentes áreas.

“O Getúlio Vargas e a Fundação, foram extremamente importantes no recebimento dos residentes. Tanto pela questão do espaço físico quanto pela qualidade técnica oferecida pelos profissionais e preceptores, que trabalham empenhados em motivar a busca pelo estudo e conhecimento de cada um dos residentes. Particularmente, essa turma que se forma com os preceptores, conseguiu abraçar esse objetivo em buscar e correr atrás do conhecimento e das evidências mais atualizadas para que a gente consiga fazer um suporte prático muito bom, mas mais do que isso, um suporte teórico e técnico”, afirmou o médico especialista em Psiquiatria, Giovanni Michele Rech.

Após receber a Declaração de Conclusão de Programa de Residência Médica na Especialidade de Psiquiatria, Rech representou os formandos na cerimônia. Também receberam a declaração, os médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia: Leonardo Ciconet Borba; em Medicina da Família e Comunidade: Eduardo Geruntho dos Santos; Gabriel Cabeda Spalding Alves e Jean Carlo Urbanetto da Rosa; em Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica: Wilson Batista Pani Guidi.

Cerimônia

Na cerimônia, o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues foi representado pela secretária municipal da Saúde, Flávia Motta. O Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade ocorre com a prática nas unidades básicas de saúde do município. “Com grande responsabilidade, representando a autoridade do senhor prefeito, e a Secretaria, parabenizo os especialistas. Esse é um grande trabalho realizado no campo da residência da FHGV. Pela Secretaria temos uma rede de atenção em saúde com uma cobertura excelente, um hospital com inúmeros campos de atuação em diferentes especialidades. A residência alia à técnica em campo vasto de atendimentos, principalmente, num momento que tivemos pandemia e mais uma vez esse o campo foi de extrema valia. Tempos difíceis onde a saúde não parou, muito pelo contrário, trabalhou ainda mais com toda a ciência e a técnica que não podemos esquecer: a humanização, o toque, e o acolhimento para que possamos crescer como profissionais e como pessoas”, declarou Flávia.

O evento contou com a presença do coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HMGV, Pedro Lopes Ritter; da vice-coordenadora da Coreme, Adriana Trein Einzveiler; da gerente Administrativa do HMGV, Loredi Becker; da gerente Assistencial, Raquel Froner; do diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior; e dos diretores de Atenção à Saúde, Marcelo Bastiani Pasa; Administrativo e Financeiro, Marco Antonio Baldo; e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Rafael Teixeira Dutra.

Texto: Jocélia Bortoli -MTB 9653/Comunicação FHGV

Fotos: Karolina Kraemer / Comunicação FHGV

Recent Posts