Centro de Especialidades realiza mais de 28 mil consultas médicas no período de um ano

 In FHGV, Notícias

O Centro de Especialidades (CE) da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) completou nessa quinta-feira (29/12) um ano de funcionamento na Rua Pinheiro Machado nº 243 em frente ao Hospital Municipal Getúlio Vargas em Sapucaia do Sul. Nesse período foram realizadas 28.168 consultas médicas em diferentes especialidades como cardiologia, cirurgia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, entre outras especialidades.

A vendedora que mora no bairro Três Portos no município, Elisete Oliveira Moraes de Oliveira, trouxe a filha de quase 2 anos para consultar no local. Com periodicidade, a criança faz acompanhamento com pediatra e hematologista. Na opinião de Elisete, o Centro de Especialidades oferece consultas fundamentais e funciona com marcação rápida. “Eu trago a Esther aqui há quase um ano e a experiência de poder vir consultar é ótima. Minha filha conseguiu ter consultas essenciais. Para os moradores de Sapucaia é uma benção o Centro de Especialidades”, opinou.

Além de consultas, no CE também são feitos exames. Em 12 meses, alguns desses dados são: 5.828 exames de cardiologia; 699 de fonoaudiologia; 520 de pneumologia; 1.046 de oftalmologia e 6.718 coletas de exames de laboratório. As consultas com fonoaudiologia foram 2.401, e de setembro a dezembro deste ano, ocorreram 108 cirurgias de catarata.

Filha de Elisete consulta com pediatra e hematologista no Centro de Especialidades

Especialidades

O CE disponibiliza à comunidade 24 tipos de especialidades: Cardiologia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Nutrição, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia.

Para o diretor de Atenção à Saúde da FHGV, Marcelo Bastiani Pasa, o Centro de Especialidades surgiu da ideia de expandir o atendimento nas diversas especialidades médicas para os munícipes de Sapucaia do Sul e região. “Construímos a estrutura e os processos, observando qualidade no atendimento e resolutividade dos casos atendidos. O volume de atendimentos atingiu o que planejávamos para o primeiro ano e pretendemos ampliar os serviços no próximo”, complementou o diretor.

Atendimento

Os pacientes atendidos no Centro de Especialidades são encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBSs) reguladas pela Secretaria Municipal de Saúde. O Centro de Especialidades funciona na Rua Pinheiro Machado nº 243 no bairro Diehl e integra o conjunto de unidades assistenciais geridas pela FHGV em Sapucaia do Sul. Nesta sexta-feira (30/12), excepcionalmente, o horário de atendimento acontece das 7h às 14h.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653/Comunicação FHGV

Fotos: Karolina Kraemer / Comunicação FHGV

Recent Posts