Getúlio Vargas coleta mais de 600 bolsas de sangue em 11 meses

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas

Desde a disponibilização da sala de doação de sangue no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul, há quase um ano, cerca de 800 pessoas, já se dirigiram até o local para o gesto de solidariedade com as pessoas que dependem de uma transfusão.  Desse total, ocorreu a efetivação de 611 bolsas de sangue coletadas. Isso porque nem sempre quem tenta doar passa na triagem que segue requisitos sanitários. A doação de sangue no HMGV acontece sempre de forma agendada e é acompanhada por equipe do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs).  Em cada dia de doação, coleta-se em torno de 40 bolsas de sangue.

Nesta sexta-feira (24/11), entre os doadores estava a laboratorista da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Nicole Gonçalvez Pereira, de 23 anos, que mora no bairro Nova Sapucaia. Ela foi uma das doadoras que ajudou a alcançar o número de coletas em quase um ano de funcionamento da sala de doação. Antes de ter o espaço no Getúlio Vargas, ela doou em Canoas e Porto Alegre, mas não estava mais conseguindo se deslocar para doar, por causa do transporte.

 “É a primeira vez que faço doação de sangue no Getúlio Vargas, pois ficou bem mais acessível para mim. Eu achei ótima ter essa oportunidade em Sapucaia. Isso me permitiu fazer doação de novo. Mandei a informação para todos os meus amigos falando que dá para doar no HMGV. Eu também sou da área da saúde, curso enfermagem, então, além de saber da importância de doar sangue, me motivo a doar para conseguir ajudar o próximo”, afirmou Nicole.

As equipes do Hemorgs e do HMGV vão coletar sangue, novamente, no próximo dia 15. Os interessados devem fazer o agendamento da doação pelo telefone (51) 3451-8200, no ramal 160, ou pelo WhatsApp (51) 99892-9848.  

Nicole além de doar sangue, incentiva os amigos para o ato

Requisitos

– Estar em boas condições de saúde;

– apresentar documento oficial de identidade com foto;

– ter idade entre 16 e 69 anos, mas, os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;

– pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;

– o limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;

– não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;

– ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;

– não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;

– não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 (Comunicação FHGV)

Fotos: Karolina Kraemer (Comunicação FHGV)

Recent Posts