FHGV retoma cirurgias de catarata em Sapucaia e deve realizar 150 procedimentos até dezembro

 In FHGV, Notícias

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) retomou as cirurgias de cataratas paralisadas desde o início da pandemia do coronavírus em Sapucaia do Sul. Até o momento, foram realizadas cerca de 55 cirurgias numa parceria com uma clínica oftalmológica sediada na Capital. A previsão é que aconteçam mais cem ainda neste ano. O paciente que aguarda para fazer procedimento e alterou o contato telefônico pode atualizar o seu cadastro pelos telefones 51 3451-8200 ramal 354 ou pelo 51 985991051 no Centro de Especialidades (CE) da Fundação.

O aposentado Juarez Ernesto, morador do bairro Santa Catarina, de 61 anos, aguardava no CE para uma reconsulta após fazer a cirurgia da catarata no olho esquerdo. “Antes da cirurgia eu andava pelas ruas com medo e, muitas vezes, alguém tinha que me acompanhar. Eu vim sozinho para minha reconsulta e estou muito bem. Um dia depois da cirurgia já acordei enxergando melhor. Esperei um ano para fazer a operação e vou fazer também no outro olho”, afirmou.

Outro paciente que aguardava na sala de espera do CE para reconsultar era Dirceu Santos de 66 anos e residente no bairro Nova Sapucaia. “Operei o olho esquerdo há um mês e pouco. Enxergo bem e todo o atendimento foi muito bom. Estou na expectativa para operar o olho direito. Esperei 3 anos e pouco para fazer a cirurgia e, agora, eu me sinto muito bem”, declarou.

O prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, esteve na manhã da última sexta-feira (18/11), no Centro de Especialidades para conferir o andamento do trabalho com profissionais de saúde e pacientes. “A retomada da cirurgia da catarata para os sapucaienses é muito importante porque estamos combatendo a cegueira. Muitas pessoas acabam ficando cegas, se não tratadas adequadamente, e com a possibilidade de cirurgias de catarata, a pessoa pode voltar a enxergar integralmente. Isso significa que Sapucaia está fazendo mais pela saúde. Até o final do ano mais cem cirurgias serão realizadas. Estamos trabalhando para melhorar os serviços em nosso Município”, avaliou o prefeito.

Centro de Especialidades

A médica oftalmologista do CE, Jhanna Correa Fagundes, que realiza as cirurgias no local onde também acontecem exames oftalmológicos cirúrgicos antes do procedimento, comentou que “a clínica é ótima. Um bom ambiente de trabalho, funcionários eficientes e bons aparelhos. Todos são respeitosos com os pacientes. Espero que a parceria continue”.

A coordenadora do CE, Ana Paula Souza, recordou que as consultas oftalmológicas retornaram em setembro de 2021, e que no dia 15 de setembro deste ano, iniciaram as cirurgias de catarata em Porto Alegre. Duas médicas oftalmologistas da FHGV realizam o procedimento na clínica especializada da Capital.

Ana Paula explicou que os pacientes são encaminhados pelas unidades básicas de saúde, reguladas pela Secretaria Municipal de Saúde. Além de consultas e reconsultas depois dos procedimentos cirúrgicos, no CE ocorrem exames pré-operatórios. O Centro de Especialidades funciona na Rua Pinheiro Machado nº 243 no bairro Diehl e integra o conjunto de unidades assistenciais geridas pela FHGV em Sapucaia.

As cirurgias ocorrem duas vezes por semana

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 (Comunicação FHGV)

Recent Posts