Getúlio Vargas obtém certificação como Centro Essencial do AVC

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), sob a gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), em Sapucaia do Sul, recebeu na última sexta-feira (12/08), durante o Global Stroke Alliance e III Latin American Ministerial Meeting, em São Paulo, a certificação como Centro Essencial do AVC. No Rio Grande do Sul, além do HMGV, obtiveram a certificação apenas o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Nossa Senhora da Conceição e Hospital Moinhos de Vento. Em âmbito nacional, 14 hospitais receberam a certificação.

No evento, o coordenador da Linha de Cuidado do AVC, Diógenes Guimarães Zãn, apresentou o modelo de organização da Linha de Cuidado do AVC da FHGV. Nesse dia, também foram expostas as experiências dos médicos neurologistas do Chile, do Uruguai, do Equador, da Colômbia, da Argentina, do México, entre outros. “Essa certificação pela World Stroke Organization elevou um hospital de pequeno porte do Rio Grande do Sul para status de excelência no atendimento do AVC, junto com hospitais de peso no cenário nacional e internacional como o Hospital das Clínicas da USP, e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foi uma prova de que um trabalho bem organizado, associado ao engajamento dos profissionais, traz resultados. E como trabalhamos com saúde, os resultados são os melhores possíveis, pois falamos da saúde de cada um dos moradores de Sapucaia do Sul e região”, explicou Zãn.

Para o diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior, a certificação é o resultado do esforço dos gestores e das equipes para uma assistência mais qualificada nas unidades geridas pela instituição. “Estamos numa constante de treinamentos e em busca de melhorias tanto de estrutura quanto de conhecimento para que possamos atingir nossos objetivos de expansão do Projeto Ampliar da FHGV”, destacou Tedesco Júnior.

Diretor-geral Tércio Erany Tedesco Júnior; do Programa de Certificação de Centros do AVC, Sheila Martins, e coordenador, Diógenes Guimarães Zãn

Evento

Zãn fez parte da comissão organizadora do Global Stroke Alliance. Ele foi avaliador do Stroke Challenge, que envolvia a simulação de atendimentos de casos clínicos de AVC; coordenou o curso teórico de Neuroradiologia Intervencionista e organizou Hands On NRI de neurorradiologia, que envolveu a simulação de procedimentos como a trombectomia mecânica, que será implantada até o final deste ano no Sistema Único de Saúde de acordo com informações do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que participou do evento. No III Latin American Ministerial Meeting ocorreram as participações dos Ministros da Saúde de sete países.

Do Hospital Tramandaí, a chefe da emergência, Quele Goulart Moreira Melo; e do HMGV, a fonoaudióloga, Naiara Souza e Silva da Costa, e a enfermeira, Soranne Heitel Ramos Pego, participaram do como ouvintes. Global Stroke Alliance.

Naiara Souza e Silva da Costa; Tércio Erany Tedesco Júnior; Diógenes Guimarães Zãn; Soranne Pego e Quele Melo receberam a certificação para o HMGV em São Paulo

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653/Comunicação FHGV

Fotos: Schirner Fotografia

Recent Posts