Agosto Dourado impulsiona incentivos ao aleitamento materno

 In CLISAM, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

“Eu acho muito importante amamentar. Está sendo um pouco estranho porque é a primeira vez, mas a sensação não tem explicação”, afirma Ana Caroline Freiberg dos Santos, enquanto amamenta seu primeiro filho, Anthony Lucca, que nasceu no último dia 30, no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). A moradora de Sapucaia do Sul de 28 anos, moradora do bairro Capão da Cruz, conta que, embora estivesse receosa no início, o auxílio dos profissionais de saúde sobre os cuidados durante o processo de amamentação lhe trouxe mais confiança e, hoje, ela e Anthony estão adorando a experiência.

Durante todo o mês de agosto, as orientações diárias sobre a importância e os benefícios da amamentação, tanto para a mãe quanto para o bebê, que acontecem no HMGV, sob gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), são intensificadas. A coordenadora da Linha de Cuidados Mamãe, Bebê e Criança do Hospital, Patrícia Bienert, explica que o melhor alimento para o bebê, de zero até seis meses de vida, é o leite materno. “Ele é o mais completo e os benefícios são incalculáveis. O leite materno dá proteção maior para as crianças, porque o colostro – que é o primeiro leite que a mãe libera para o bebê – vem com as imunidades da mãe. Um bebê que mama, exclusivamente, no peito não precisa nem de água, não precisa de nada”, reforça.

O aleitamento materno dispensa o uso de mamadeiras e fórmulas infantis, que acabam gerando altos gastos. Esse foi o caso de Denise Nunes de Souza, moradora do bairro Getúlio Vargas, de 35 anos, com seu primeiro filho, que hoje tem 7 anos. Com sua filha Sara, que nasceu no último domingo (07/08), ela optou por amamentar. “É muito melhor do que comprar leite, além de não ser as mesmas vitaminas. Acho que a amamentação deve ser mais incentivada, com o meu outro filho não me ajudaram como dessa vez. As meninas me auxiliaram em como estimular e fazer a pega, isso não aconteceu com meu primeiro filho, acho que por isso eu acabei desistindo de amamentar da primeira vez”, relata.

As campanhas em prol do aleitamento materno no hospital se concentram em um mural informativo no alojamento conjunto, integrado com fotos de funcionárias amamentando e, também, a distribuição de frascos de um óleo para hidratação das mamas. “A gente sabe o quanto é difícil o início da amamentação, em relação à mama, a maioria das mães acaba apresentando algum tipo de fissuras ou rachaduras, então propiciamos a elas o óleo, que é um ótimo cicatrizante, para usar nesse período”, justifica Patrícia.

Clisam

Na Clínica de Saúde da Mulher (Clisam), administrada pela Fundação em Sapucaia do Sul, também acontecem incentivos a amamentação voltados para as gestantes atendidas pela clínica, a fim de desconstruir mitos relacionados com o processo de aleitamento materno e preparar as futuras mamães para ele.

Mural de incentivo / Divulgação FHGV

Benefícios da amamentação para o bebê

  • Possui todos os nutrientes como proteínas, carboidratos, gorduras e água para favorecer o crescimento e o desenvolvimento do bebê.
  • Facilita a digestão e reduz cólicas, ajudando na digestão e na regulação do intestino e diminuindo a chance de o bebê sofrer com enjoos e cólicas.
  • Previne doenças como infecções, obesidade, colesterol alto, diabetes e anemia.
  • Previne alergias porque com a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida, o bebê diminui a chance de desenvolver alergias alimentares.
  • Desenvolve o sistema nervoso porque é rico em DHA, um tipo de gordura boa que participa da formação dos neurônios e favorece a memória, o aprendizado e a atenção.
  • É alimento completo e até os seis meses de vida o bebê não precisa de nenhum outro tipo de alimento.

Benefícios da amamentação para a mamãe

  • Previne hemorragias maternas no pós-parto.
  • Reduz o risco de câncer de mama e ovário.
  • Queima calorias e ajuda a mulher a retornar ao peso antes de engravidar.
  • Protege contra a anemia.

Texto e fotos: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts