FHGV capacita 200 funcionários com MBA na primeira fase do Projeto Educar

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A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), lançou no último sábado (02/07), através do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), a primeira fase do Projeto Educar. Pela primeira vez na história da instituição, 200 colaboradores com cargos diretos e indiretos de gestão passam a cursar MBA em Acreditação em Saúde e Gestão da Qualidade. O Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) é o responsável pela execução do curso com duração de 360 horas-aula.

A acreditação é um processo de revisão o qual permite que as organizações de saúde demonstrem sua capacidade de atender aos requisitos e padrões regulamentares reconhecidos como de boas práticas na execução dos serviços. O coordenador do IAHCS, Sérgio Ruffini, ministrou a aula inaugural do MBA. Ele explicou que o processo de acreditação precisa, obrigatoriamente, de um nível de conhecimento que depende das competências internas da instituição.

“Nós precisamos desenvolver as competências internas para que o hospital passe a funcionar dessa maneira. Esse projeto, como foi concebido, é uma maneira de trazer essas competências de uma forma ampla, profunda, densa e para o maior número de pessoas. O ineditismo disso é um grande grupo de pessoas envolvidas na gestão, com uma capacidade que reconhecemos como importantíssima para fazer o aprofundamento de acordo com o posicionamento da Direção”, detalhou Ruffini.

Especialistas do IAHCS e gestores da FHGV

Lançamento

No ato de lançamento do Projeto Educar I, o prefeito de Sapucaia do Sul Volmir Rodrigues reforçou o papel da educação na transformação das pessoas. “Somente com estudo que a gente vence. Ninguém tira o nosso conhecimento. Eu sempre disse à Direção da Fundação que é preciso valorizar os nossos funcionários e dar condições de trabalho”, comentou o prefeito.

O diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior, explicou que “o programa Educar vai capacitar nossos dois mil funcionários e, neste momento, estamos na Fase 1, onde 200 colaboradores da Gestão Estratégica terão a missão de alinhar as unidades para a acreditação e a melhoria dos nossos resultados.”, esclarece o diretor-geral.

Segundo o diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Rafael Teixeira Dutra, o momento é histórico. “Apesar das dificuldades impostas desde o início da atual gestão, em especial por causa da pandemia, nosso quadro funcional atendeu além das expectativas. Estamos constantemente trabalhando para qualificar nossos funcionários e garantir atendimentos de qualidade aos pacientes, razão pela qual o MBA será mais uma ferramenta para garantir esta realidade”, avaliou.

O diretor Administrativo e Financeiro, Marco Antonio Baldo, citou trechos conhecidos do filósofo Mário Sérgio Cortella. Essa inspiração do diretor já é conhecida entre os trabalhadores que atuam mais diretamente com ele quando orienta suas equipes na execução de ações. “Faça o seu melhor, na condição que você tem, enquanto não pode fazer melhor ainda!”, citou Baldo.

O IEP completou um ano e a coordenadora, Adriana de Paula, observou que no primeiro semestre de 2022, ocorreram 105 capacitações com 4.416 participantes e 218 horas-aula. Além disso, ela observou que para os colaboradores, que ainda não concluíram a graduação, o curso de Gestão e Acreditação em Saúde será em nível de extensão.

Planejamento e Política de Comunicação

Na sequência do Projeto Educar I, o diretor de Atenção à Saúde, Marcelo Bastiani Pasa, apresentou o Planejamento Estratégico da FHGV para o período de 2021 a 2024. “O objetivo dessa divulgação é alinhar, com gestores presentes, a estratégia da Fundação para os próximos anos, estabelecendo as metas e prioridades a serem desenvolvidas e atingidas”, esclareceu o diretor.


O evento também contemplou a exposição da Política de Comunicação da FHGV que foi, recentemente, elaborada e pode ser acessada ao clicar aqui. A coordenadora da Unidade de Comunicação, Jocélia Bortoli, explicou o percurso dessa construção, os objetivos e as diretrizes da política.“Em janeiro de 2021, a Direção-Geral da Fundação solicitou a elaboração desse documento que serve de ponto de partida para que os colegas de outras áreas elaborem as políticas. Naturalmente, com o avançar do conhecimento no MBA, a Política de Comunicação pode passar por algum ajuste, mas a sua essência permanece”, relatou a coordenadora.

Texto: Comunicação FHGV

Fotos: Karolina Kraemer / Comunicação FHGV

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