Voz e violão homenageia profissionais de enfermagem pelos corredores do Getúlio Vargas

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas

Desde o último dia 11, ocorre a Semana da Enfermagem da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV). Na programação do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sapucaia do Sul, Letícia Santomé, tratou do tema “O ambiente da saúde e a paixão pela enfermagem”. Posterior, aconteceu homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem com música pelas diferentes unidades do Getúlio Vargas num momento de voz e violão proporcionado pelo aluno do curso de Música das Faculdades EST, Matheus Raaber.

“A gente precisa dar um tempo quando assume desafios para que possamos conhecer melhor a unidade de saúde que a gente vai trabalhar. Assim, percebemos como a gente é capaz de criar as oportunidades. Nunca somos o cargo que ocupamos porque a gente está, temporariamente, numa função. Não devemos perder a nossa essência como enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem. Vale a pena aceitar os desafios, porque eles nos trazem uma bagagem, uma experiência, e o conjunto delas, é que vai nos tornar profissional. Nós devemos nos valorizar enquanto enfermagem, porque a gente tem uma profissão cheia de diversidade e oportunidades”, afirmou Letícia, que é mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Para a gerente assistencial e responsável técnica de enfermagem do HMGV, Raquel Froner, a Semana de Enfermagem oportuniza que ocorram encontros para a discussão dos temas relacionados a profissão e também sejam intensificadas ações de incentivo e valorização da profissão. Raquel atua no Getúlio Vargas há 13 anos e já esteve a frente do trabalho desenvolvido na emergência da instituição. A Semana de Enfermagem está está sendo organizada pela Assessoria Técnica da Direção de Atenção à Saúde, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa e pela Unidade de Comunicação da Fundação. Os participantes das diferentes unidades geridas pela FHGV vão receber certificado.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira – 18/05 / Hospital Tramandaí

10h – Palestra: “O papel do enfermeiro no atendimento do paciente com acidente vascular cerebral e um ano de criação da Linha de Cuidado do AVC”.

Palestrantes: Quele Goulart – enfermeira chefe da emergência do Hospital Tramandaí; Marcelo de Castro Klu, enfermeiro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e coordenador do Departamento de Enfermagem Neurovascular da Associação Brasileira de Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia; e Diógenes Guimarães Zãn – coordenador da Linha de Cuidado do AVC da FHGV.

11h: Coffee Break.

11h45: Voz e violão dos alunos do curso de Música das Faculdades EST pelos corredores do HT.

Quinta-feira – 19/05 – / Hospital Tramandaí

10h30 – Palestra virtual: “A humanização do atendimento”.

Palestrante: Carine Nied – relações públicas e comunicadora sanitarista com mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Nacional de Brasília e consultora e pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz no Observatório.

Quinta-Feira – 19/05 / UPA de Sapucaia do Sul

9h30: “Workshop: Cabelo, maquiagem e EPI no ambiente de trabalho”.

Ministrantes: Ana Carolina Longoni de Castro Vicente – cabeleireira; Caroline Schoffler – maquiadora e consultora de beleza e Marcieli Budel Reidel – enfermeira do trabalho do HMGV.

Local: sala de reuniões da UPA.

11h: SPA da Beleza com diagnóstico e tratamento de cabelos e maquiagem.

Sexta-feira – 20/05 – Dia do Técnico de Enfermagem / Clisam Sapucaia do Sul

8h: “Momento especial para técnicos de enfermagem”.

13h – Palestra: “Atualização da vacinação de gestantes”.

Palestrantes: Zenahya Chagas – enfermeira coordenadora da Clisam e enfermeira Elisabete Moreira.

Local: sala de reuniões.

16h: Voz e violão dos alunos do curso de Música das Faculdades EST pelos corredores da Clisam.

Sexta-feira – 20/05 – Dia do Técnico de Enfermagem / Hospital Municipal Getúlio Vargas

9h: “Workshop: Cabelo, maquiagem e EPI no ambiente de trabalho”.

Ministrantes: Ana Carolina Longoni de Castro Vicente – cabeleireira; Caroline Schoffler – maquiadora e consultora de beleza e Marcieli Budel Reidel – enfermeira do trabalho do HMGV.

Local: auditório da Sede FHGV.

11h: SPA da Beleza com diagnóstico e tratamento de cabelos e maquiagem.

Local: sala de aula 2 do HMGV.

Sexta-feira – 20/05 – Dia do Técnico de Enfermagem / UPA de Sapucaia do Sul

9h: “Momento especial para técnicos de enfermagem”.

Local: sala de reuniões.

9h30: Voz e violão dos alunos do curso de Música das Faculdades EST pelos corredores da UPA.

18h: “Momento especial para técnicos de enfermagem”.

18h30: Voz e violão dos alunos do curso de Música das Faculdades EST pelos corredores da UPA.

Local: sala de reuniões.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Amanda Krohn

Recent Posts