UPA e HMGV recebem workshop acerca do uso de EPI e embelezamento

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, UPA Sapucaia

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul e o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) receberam um workshop acerca do tema “Cabelo, maquiagem e Equipamento de Proteção Individual (EPI)”. A atividade ocorreu dentro da programação da Fundação da Semana da Enfermagem, e nesta sexta-feira (20/05), é o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

De acordo com a enfermeira do trabalho da Saúde do Trabalhador, Marcieli Reidel, o objetivo da ação foi orientar as enfermeiras e técnicas de enfermagem a respeito da Norma Regulamentadora 32 (NR 32), que estipula a correta utilização dos EPI’s. Segundo Marcieli, os equipamentos fornecidos são: calçado fechado e antiderrapante, óculos de proteção, luva, avental, touca e máscara facial. “A NR 32 preconiza que a instituição deve fornecer os equipamentos e o funcionário tem a função de utilizá-los. Na enfermagem, cada setor tem o seu EPI. Quem trabalha na assistência, por exemplo, deve utilizar a touca de forma que cubra todo o cabelo, então ele deve estar bem preso para que não atrapalhe durante os atendimentos.” comenta.

Marcieli reforça ainda a importância da Campanha Adorno Zero, que foi adotada pela FHGV em 2021 e recomenda o não-uso de elementos que possam obstruir os EPIs. Entre eles, estão: anéis e alianças; brincos; broches e botons; colares e pulseiras; cordão de crachá; piercings aparentes; lenços e cachecóis. A enfermeira frisou em torno da importância da campanha. “Um anel, por exemplo, pode rasgar a luva e deixar tanto o enfermeiro quanto o paciente exposto a risco de infecções. Uma unha comprida demais pode causar a mesma coisa”, explica.

Maquiagem

Outra recomendação às profissionais que atuam na assistência à saúde é com relação ao uso de maquiagem. As colaboradoras devem optar por um visual leve e evitar o uso de cílios postiços ou outros elementos. Semanalmente, a equipe de Medicina e Segurança da Saúde do Trabalhador realiza orientações nas unidades para que os enfermeiros utilizem os EPI’s de forma adequada e evitem o uso dos adornos.

A orientação sobre a maquiagem foi da maquiadora e consultora de beleza Caroline Schoffler, que maquiou as funcionárias de maneira simples e ensinou-as a utilizar os cosméticos para que não haja exageros que possam interferir no trabalho da assistência. Para a maquiadora, o cuidado com a aparência aumenta a autoconfiança das mulheres e, como consequência, a produtividade e a eficiência também melhoram. “Não é somente o fato de fazer uma maquiagem, e sim de que tu parou por alguns minutos para cuidar de ti. Às vezes, vale a pena acordar um pouquinho mais cedo e tirar uns 10 ou 15 minutos para se olhar no espelho”, afirma.

Caroline ensinou equipes de enfermagem a prepararem visuais leves

Texto e fotos: Amanda Krohn, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV



Recent Posts