Equipe do Serviço de Cardiologia do HCPA capacita profissionais da emergência do Hospital Tramandaí

 In FHGV, Hospital Tramandaí

Os médicos e os enfermeiros da emergência do Hospital Tramandaí (HT), que está sob gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), no Litoral Norte, participaram de uma capacitação sobre cuidados ao paciente com dispositivo de assistência ventricular também conhecido como HeartMate. O treinamento ocorreu para qualificar a equipe do HT que presta assistência a um paciente da instituição que utiliza o dispositivo. No Rio Grande do Sul, quatro pacientes usam HeartMate. A capacitação foi ministrada pelas integrantes do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Dayanna Lemos e Livia Adams Goldraich.

De acordo com Dayanna, que é enfermeira da Cardiologia do HCPA há mais de dez anos, o dispositivo de assistência ventricular – HeartMate – é uma bomba implantada, cirurgicamente, no ventrículo esquerdo do coração do paciente que tem insuficiência cardíaca grave e alguma dificuldade com contraindicação ao transplante cardíaco. “Essa bomba impulsiona todo o sangue direto na aorta, conectando-se com as partes externas do equipamento, que é o controlador do sistema. As baterias, através de uma linha, descem pelo abdômen e precisam de cuidados bem específicos”, esclarece.

Paciente HT

O paciente do HT não pode realizar o transplante devido a baixa na doação de órgãos durante a pandemia do coronavírus. “O fabricante doou o equipamento, que é de alto custo, e ofertamos para ele. Num momento com melhores condições de doação de órgãos, o paciente vai retornar à lista do transplante cardíaco. Em 2019, tivemos uma paciente que já transplantou. Os primeiros pacientes realizaram o implante no hospital Sírio-Libanês num projeto de filantropia. O último paciente é do HT. É gratificante para mim e para a equipe, que acompanha esses pacientes, ver os resultados”, declara Dayanna que, desde 2017, trabalha com esse dispositivo.

“Esse conhecimento adquirido faz com que estejamos ainda mais habilitados a prestar esse cuidado de excelência e proporcionar segurança à família e, principalmente, ao paciente. Agradecemos à equipe do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínica por compartilhar essa experiência”, avalia a gerente assistencial do Hospital Tramandaí, Dagmar Herbets.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Foto: Divulgação FHGV

Recent Posts