Conclusão de reforma permite Getúlio Vargas ampliar dez leitos de UTI e iniciar obra da pediatria

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A partir desta quarta-feira (04/05), já estão acomodados num dos dez novos leitos, os pacientes que aguardavam na emergência por vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul. Agora, a instituição totaliza 20 leitos nessa modalidade. A área de UTI completa conta com respiradores, monitores, cateteres de alto fluxo, bombas de infusão, ventiladores mecânicos, carro de parada e equipe assistencial multiprofissional. Com essa mudança, torna-se possível que novas áreas no Getúlio Vargas sejam planejadas como a do atendimento pediátrico. As equipes do hospital trabalham para que até o final deste mês estejam em funcionamento 15 leitos pediátricos.

A gerente Administrativa do HMGV, Loredi Becker, explica que o espaço para os novos leitos de UTI Adulto passou por reforma de toda a rede elétrica e de gases. “Estamos disponibilizando uma UTI para atender paciente adulto crítico, que é o que mais temos demanda neste momento. Hoje, 12 pacientes aguardavam na emergência leitos de UTI”, comenta Loredi.

Equipe assistencial

FHGV

De acordo com o diretor de Atenção à Saúde da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Marcelo Bastiani Pasa, o setor conta com assistência multiprofissional completa que realiza rounds semanais para a construção de plano terapêutico de cada paciente. A coordenação da UTI está a cargo da médica intensivista Liliana Gomes Pellegrin e da enfermeira Jéssica Kásper Fernandes.

A FHGV aguarda o credenciamento junto à Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul dos novos leitos de UTI Adulto. “Mesmo assim, disponibilizamos esses leitos com recursos próprios dentro do Projeto Ampliar da Fundação para Sapucaia do Sul. Além disso, com a conclusão desse trabalho temos condições de iniciar a reforma para o atendimento pediátrico no HMGV que, desde 2019, acontece em Esteio. Nosso planejamento é para que seja retomado o serviço de pronto atendimento e internação pediátrica até dia 31 deste mês”, declara o diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior.

Gestores da FHGV

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 /Comunicação FHGV

Recent Posts