Abril Verde reforça necessidade do uso de EPIs e segurança no trabalho

 In Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, UPA Sapucaia

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), através da Saúde do Trabalhador, realiza ações de conscientização alusivas ao Abril Verde, e nesta quinta-feira (28/04), é o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. Sensibilizações e conversas entre as equipes ocorrem para incentivar os funcionários a utilizarem de forma correta os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e a preservarem a saúde.

Em Sapucaia do Sul, as atividades acontecem no Hospital Municipal Getúlio Vargas e na Unidade de Pronto Atendimento. Nos espaços destinados à circulação de funcionários, uma exposição de cartazes alerta sobre o tema e incentiva a prevenção de acidentes de trabalho. Entre os materiais, num cartaz, há a frase: “veja aqui o maior responsável por sua segurança”. Ao levantar uma folha, a pessoa se vê num espelho. De acordo com a chefe da Saúde do Trabalhador Maiara Cecchin, o setor também realiza fiscalizações nas unidades com orientações.

Além disso, são entregues ao funcionário que usa o EPI completo, um laço verde, que é símbolo da campanha de conscientização e um doce. O Abril Verde foi criado pela Organização Internacional do Trabalho em 2003, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data é conhecida como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, promulgada em 2005.

Dicas de segurança no trabalho

– Ficar atento.

– Evitar a exposição imprudente ao risco.

– Manter o local de trabalho limpo e organizado.

– Usar EPIs.

– Cuidar de você e do seu colega de trabalho.

– Comunicar incidentes.

– Obter informações de prevenção com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ou Saúde do Trabalhador.

– Abandonar ferramentas em más condições.

Texto e fotos: Amanda Krohn, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts