Getúlio Vargas retoma aulas práticas em medicina com alunos da Unisinos

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Nesta semana, retornaram as aulas práticas dos alunos do curso de medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). Estudantes do quarto, quinto e sexto semestre têm disciplinas práticas de raciocínio lógico epidemiológico: semiologia alterada I, II e III. As atividades ocorrem através de convênios com instituições de ensino superior por intermédio do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas.

A estudante do sexto semestre de medicina, Maria Letícia Giusti, conta que desde o início do curso os alunos querem estar dentro do hospital. “A gente fica com vontade de trabalhar na prática, de ter contato com os pacientes e, particularmente, fiquei muito feliz que agora voltamos. Eu não conhecia o Getúlio Vargas e também faço estágio em neurologia, que está muito legal. Estou muito empolgada, animada e com excelentes expectativas”, afirma a estudante de semiologia II.

O médico e professor da Unisinos, Henrique Mohr, explica que a semiologia é uma disciplina fundamental na formação médica, e que o exame físico complementa essa investigação que ajuda o médico a formar uma hipótese diagnóstica. “A semiologia é a disciplina em que os alunos fazem a anamnese, que é a conversa com o paciente e o exame físico. A semiologia é o estudo dos sinais e sintomas. Existe toda uma técnica que o médico aprende para conversar com o paciente sobre como se extrai melhor uma informação para saber o que ele sente. O paciente vai relatar suas queixas de uma forma subjetiva e a tarefa do médico é organizar esse pensamento para chegar num raciocínio clínico e num diagnóstico”, destaca.

Reformas

Para melhor receber os acadêmicos de medicina e para uso de atividades de pesquisa e ensino, as salas de aula do HMGV passaram por melhorias. Nas salas de aula, os pisos foram substituídos por novos, colocada manta vinílica, e nos banheiros, teve a troca por cerâmica antiderrapante. Entre as reformas também teve nova pintura das paredes, reforma elétrica e instalação de novos equipamentos, entre outros.

“As melhorias feitas na infraestrutura física das salas de aulas demonstram o foco cada vez maior da Fundação em ensino, pesquisa e extensão”, ressalta a coordenadora do IEP, Adriana Chilante de Paula. Segundo ela, a parceria da FHGV com universidades e escolas para a qualificação da formação dos profissionais da saúde, como neste caso, com a Unisinos, traz contribuições para a comunidade, já que acaba beneficiada com o trabalho desses profissionais.

“O HMGV tem na sua história a vocação de ‘hospital escola’. Inúmeras atividades relacionadas ao ensino acontecem há muitas gerações nos corredores da instituição. Atualmente, estamos nos preparando para ampliar as atividades acadêmicas e disponibilizar melhores e mais acolhedoras estruturas, preservando o que temos de mais precioso, que é o apoio customizado aos alunos”, comenta o diretor de Atenção à Saúde da FHGV, Marcelo Bastiani Pasa.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Jocélia Bortoli

Recent Posts