Autocuidado no mês da mulher oportuniza consulta com nutricionistas para funcionárias

 In FHGV, Notícias, Notícias

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) disponibilizou consultas com nutricionistas em ações alusivas ao mês da mulher por causa do 8 de março, Dia Internacional da Mulher. As consultas ocorreram no Centro de Especialidades para as funcionárias do polo Sapucaia do Sul e no Hospital Tramandaí (HT), no litoral Norte.

A técnica de enfermagem do centro obstétrico do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Luciana Zandonai, aproveitou para consultar. Desde 2017, quando fez a cirurgia bariátrica, ela não retornava à nutricionista. “Excelente essa ação e quando vi quis marcar porque a gente tem que se cuidar, e não apenas, cuidar dos outros. Tenho que estar bem para poder fazer o meu trabalho que gosto muito. Há 6 meses, notei que ganhei peso, pois sou ansiosa e acabo descontando na comida”, revela.

Luciana consultou com a nutricionista Mariane Bach Damásio do HMGV. “A busca geralmente é para perda de peso, alguns casos de funcionários com diabetes, hipertensão e outras patologias. A nossa orientação é sempre para uma alimentação saudável, com restrições alimentares conforme hábitos e necessidades de cada paciente”, esclarece Mariane.

Funcionárias HT

No HT, as consultas foram realizadas pela nutricionista Cristiane Goularte, que também confirma o aumento de peso, sobretudo por causa da pandemia, como principal motivo para as funcionárias buscarem orientações. “Elas queriam melhorar a alimentação, pois sabiam que estavam com uma alimentação muito irregular, mas não sabiam como fazer. Notei que 95% das funcionárias que eu atendi estavam com uma alimentação a base de pão e arroz, ou seja, uma base da alimentação de carboidrato, que tem alto índice glicêmico”, revela.

Entre as principais orientações da nutricionista Cristiane para uma alimentação saudável são aumentar o consumo de frutas e de vegetais, que segundo ela está muito baixo entre as trabalhadoras atendidas do HT; melhorar a qualidade do carboidrato, já que existem carboidratos de alto, de baixo ou de médio índice glicêmico. “Eu orientei para consumirem carboidratos de baixo índice glicêmico, diminuirem a quantidade de refrigerante, de doces, e aumentar a quantidade de água. A maioria não bebe água, tendo como base suco de pacotinho e refrigerante. Orientei sobre os tipos de óleos, informando os melhores óleos para cozinhar, para evitarem os temperos industrializados e os alimentos ultraprocessados”, relata.

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts