UPA de Sapucaia do Sul atende cerca de 1.800 pessoas em área externa para sintomas gripais

 In FHGV, UPA Sapucaia

Desde o início deste mês, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), suspendeu a visita na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Sapucaia do Sul. No momento, são permitidos apenas acompanhantes no caso de pacientes menor de idade ou idoso. A medida volta-se para a prevenção da transmissão da covid-19 e, principalmente, da variante ômicron. Outra ação para conter o avanço do coronavírus, foi a instalação de um anexo na parte externa da UPA para atender, exclusivamente, pacientes com sintomas gripais. Até o último dia 24, no local, passaram pelo atendimento 1.792 pessoas: 925 fizeram o teste antígeno rápido e 345 positivaram para coronavírus.

Após sentir dor de cabeça e estar com febre, o autônomo Sherlinton Bueno de 27 anos, procurou atendimento na UPA. O sapucaiense aguardou na parte externa a sua vez de ser atendido e voltou para casa aliviado com o resultado negativo através do teste rápido antígeno para a covid-19. “Elogio o atendimento na recepção e do médico. Tudo foi ágil e tranquilo. A minha primeira experiência na UPA foi excelente. Continuo me cuidando, uso máscara e não tive covid-19 desde o início da pandemia”, afirma.

A coordenadora da UPA, Jéssica da Silva Pinto, teme que o espaço para atendimento de pessoas com sintomas gripais, mais vazio durante esta semana, volte a ficar lotado depois do feriado de Carnaval. “Exatamente isso que aconteceu posterior ao Natal e Ano Novo. Continuamos orientando a todos para que evitem aglomerações e usem a máscara para que não se contaminem e não haja lotação nas unidades de saúde”, declara.

O espaço para pacientes com sintomas gripais da UPA conta com recepção, sala de espera aberta, acolhimento e consultório médico. No local, atuam assistentes administrativos, auxiliares de segurança, médicos, técnicos de enfermagem enfermeiros. Jéssica esclarece ainda que segue o protocolo de atendimento definido pela FHGV e que cada paciente atendido é encaminhado de acordo com o grau de gravidade.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Jocélia Bortoli

Recent Posts