Sipat HMGV reúne funcionários para discutir diferentes abordagens

 In Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) aconteceu ao longo da semana com uma programação variada. Segurança e medicina do trabalho; covid-19 e suas implicações; ergonomia e atividades físicas; envelhecimento saudável; Lei Maria da Penha e assédio sexual; aspectos psicológicos no ambiente de trabalho e doenças psíquicas foram as abordagens.

A presidente da Sipat, Denise Siqueira Fontela, observou que, neste ano, a proposta da Sipat objetiva ajudar os colegas com palestras direcionadas ao ambiente de trabalho no Getúlio Vargas. “O nosso intuito é orientar com o incentivo às conversas, à empatia e à saúde física e mental dos funcionários”, reforçou.

Palestras

Na palestra sobre covid-19 e suas implicações, o médico infectologista, Marcelo Bitelo, comentou que “a infecção pelo SARS-CoV-2, que causa a covid-19, é uma doença sistêmica, ou seja, pode atingir todos órgãos do corpo e conforme o caso ou gravidade, pode deixar algumas consequências”. Diante das sequelas, Bitelo reforçou que a melhor forma de preveni-las, é evitar contrair o vírus, utilizando máscaras, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento social e a vacinação.

O advogado Afonso Estrella abordou a parte histórica, as mudanças da Lei Maria da Penha nos 15 anos de existência, as conquistas relacionadas a uma maior efetividade da lei nos casos concretos, e a realidade aplicada hoje no âmbito policial e judicial. Ele também orientou sobre os procedimentos junto aos órgãos estatais e municipais, bem como acesso ao sistema de proteção à vítima.

Ainda no contexto dessa temática, a coordenadora da Coordenaria da Mulher de Sapucaia do Sul, Daiane Brandão, explicou o trabalho realizado no município como a Sala Lilás no HMGV, a Sala das Margaridas na 1ª Delegacia de Polícia, e a patrulha Maria da Penha. Daiane também orientou a respeito do serviço da Coordenadoria que conta com atendimento jurídico, psicológico, e encaminhamento das mulheres para o mercado de trabalho e empreendedorismo. Por fim, a coordenadora explicou como identificar a violência, o assédio sexual dentro do trabalho e funcionamento do serviço especializado.

Aspectos psicológicos e psiquiatria

A psicóloga do trabalho Christiane Lema tratou do papel da psicologia na saúde do trabalhador e a necessidade de uma equipe multidisciplinar. “Os efeitos do trabalho na vida das pessoas, a alta frequência de sofrimento psíquico, os problemas relacionados ao ambiente e às relações de trabalho também ganharam destaque e provocaram debate”, frisou.

E, finalizando a programação da Sipat, o médico psiquiatra e coordenador do Programa de Residência em Psiquiatria do HMGV, Pedro Lopes Ritter, explanou acerca das doenças psiquiátricas, sobretudo, a depressão e a ansiedade relacionando-as ao ambiente e à genética.


Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Comunicação FHGV

Recent Posts