Hospital Tramandaí recebe capacitação da Ceppir sobre cotas em processos seletivos e racismo institucional

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias, Notícias

Os trabalhadores e gestores do Hospital Tramandaí (HT), que está sob a gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), receberam uma capacitação sobre cotas em processos seletivos, racismo institucional, composição e papel da Comissão Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Ceppir) no hospital.

A ação promovida pela Ceppir contou com a palestrante Vera Beatriz Soares da Cruz, que é pós-graduanda em Psicologia Positiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialista em Informação em Saúde pela Fundação Osvaldo Cruz e presidente da Comissão de Heteroidentificação do Grupo Hospitalar Conceição. Na palestra, além de abordar o racismo institucional, Vera explicou como funciona a luta antirracista e apontou que este é momento de assumir que não basta somente não ser racista, mas ser antirracista e olhar para a estrutura estabelecida, tomando consciência da responsabilidade para construir, o que na sua opinião, será “um mundo melhor, justo e igualitário”.

FHGV

No âmbito das unidades geridas pela Fundação, de acordo com a presidente da Ceppir, Alcione Alves, quando há denúncias de atitudes racistas, a Ceppir debate-as com seus integrantes e os pareceres são enviados para um grupo de trabalho formado pela Unidade de Gestão de Trabalho para que sejam tomadas providências. Em relação às cotas raciais, Alcione explicou que elas fazem parte da política de inclusão social adotada pela FHGV via concurso público e processo seletivo público, conforme a Lei Federal 12.990/2014. Com isso, a instituição garantiu 20% das 1.022 vagas para pessoas negras e pardas em concursos públicos e processos seletivos no Hospital Municipal Getúlio Vargas e no Hospital Tramandaí.

Neste ano, novos membros passaram a compor a Ceppir, por isso, ocorreram as capacitações relacionadas à discriminação racial. “Uma das características do grupo é a autonomia para elaborar atividades como rodas de conversa para combater as incidências de racismo em qualquer uma das unidades da FHGV. Para 2022, o cronograma será organizado no início do ano, na reunião da comissão”, comenta Alcione, que também informou que antes dessas capacitações teve visita técnica da Ceppir no Grupo Hospitalar Conceição.

Visita técnica da Ceppir no GHC

Texto: Amanda Krohn, estagiária de jornalismo, supervisionada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV.

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts