Trabalhadores do Hospital Tramandaí participam da Sipat 2021

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

Os funcionários do Hospital Tramandaí, que está sob a gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, puderam ontem, e nesta quinta-feira (25/11), participar da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) numa versão mais compacta, pois o evento estava suspenso desde a pandemia do coronavírus.

“Sipat é o momento de reforçar junto aos colaboradores do hospital como é importante cuidar de si e de seus colegas. Neste ano, a Sipat teve palestras sobre biossegurança, ginástica laboral e para finalizar o evento fez a abordagem a respeito da inteligência emocional, pois com corpo e mente saudáveis, o ambiente de trabalho torna-se mais seguro”, afirma a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Daiane Moresco. Ela ainda observou que “esta é a missão da Cipa: prevenir para não ser necessário remediar”.

Palestras

A técnica em segurança do trabalho, graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Cenecista de Osório e especialista em Meio Ambiente e Biodiversidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Charlott Baruffi, palestrou acerca do tema “Biossegurança na prevenção de acidentes”.

Já o tema “Orientações e importância da realização de exercícios laborais”, foi ministrado pela responsável técnica de fisioterapia do HT, Elisandra Costa da Silva, que é pós-graduada em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade Inspirar; e pela fisioterapeuta da unidade de terapia intensiva e da unidade de cuidados intermediários, Daniela Vieira Reichel. Daniela ainda é pós-graduada em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Após a palestra, as fisioterapeutas oportunizaram uma atividade com exercícios laborais e posturais.

O mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil – Canoas, César Luis Silva dos Santos, que também é enfermeiro responsável pelo Núcleo Interno de Regulação do HT, abordou o assunto “Inteligência emocional: Você está no controle?” e realizou uma dinâmica entre os participantes com exercício de mentalização acompanhado por música.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts