Semana da Consciência Negra reforça cultura e respeito às pessoas

 In Especiais, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias

Um espaço para fotografias valorizando a cultura negra foi organizado pela Comissão Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Ceppir) no Hospital Municipal Getúlio Vargas em Sapucaia do Sul e no Hospital Tramandaí no Litoral Norte. No último dia 20, comemorou-se o Dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta e resistência dos negros escravizados. Esta semana ainda é dedicada ao combate ao racismo e às desigualdades sociais.

De acordo com a autodeclaração dos trabalhadores da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), existem 13,08% pretos e pardos na sede e no Hospital Municipal Getúlio Vargas; 7,58% no Hospital Tramandaí; 15,63% na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul e 7,89% no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

“Para mim é um grande orgulho ser mulher negra e a Semana da Consciência Negra apresenta muito a força de todos que já lutaram: minhas tias, minha bisavô, e as pessoas que lutaram para hoje eu ter um lugar de representatividade como mulher e negra. É grande a alegria ver que avançamos muito e temos muitos desafios para serem seguidos. A semana representa libertação, coragem e esperança por dias melhores”, afirma a coordenadora da UPA de Sapucaia, Jéssica Silva.

Para o assistente administrativo do Hospital Tramandaí, Luís Antônio Conceição Soares, a semana significa o reconhecimento de etnia que “busca igualdade perante um passado de muita discriminação e que vem evoluindo. É uma etnia unida que luta pela igualdade”, frisa.

Ceppir

Neste novembro, a Ceppir da FHGV completou 4 anos de existência e todas as ações da Semana de Consciência Negra foram feitas por seus membros. O grupo também apresentou o seu trabalho nas ações em eventos no Hospital Tramandaí. “A Semana da Consciência Negra representa uma excelente data para memorar a cultura negra, possui um importante papel no que diz respeito à luta pelo respeito, pela valorização da história e da cultura do povo negro”, afirma a presidente da Ceppir, Alcione Alves.

Ainda em relação ao trabalho da Ceppir na FHGV, Alcione comenta que “tem o papel de mostrar que cada pessoa difere uma da outra, que as características que diferenciam uma pessoa da outra devem ser respeitadas. Promover o respeito à diversidade e estimular a criatividade, a memória e a linguagem da cultura negra”, reforça.

Logotipo

Neste ano, o logotipo da Ceppir foi redesenhado pela Unidade de Comunicação da FHGV, preservando a criação original. O rosto da mulher preta foi complementado com o rosto do homem preto. Essa mudança já vinha sendo apontada como necessária entre os integrantes da Comissão. Já o espaço decorado para que os funcionários possam fazer fotos e divulgarem a campanha de valorização da cultura negra no HT, permanece até o final da próxima semana, e a montagem do HMGV, vai prosseguir para a Unidade de Pronto Atendimento de Sapucaia do Sul, a partir da próxima segunda-feira (29/11).

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts