Funcionários da UPA promovem cuidados com a saúde no Novembro Azul

 In FHGV, UPA Sapucaia

As equipes de saúde que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul estão mobilizadas em prol da conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem no Novembro Azul. Esse mês serve para trabalhar a prevenção das doenças masculinas com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para promover o bem-estar dos homens, neste mês, além de orientações a respeito da saúde masculina, estão programadas ações de autocuidado: limpeza de pele, ginástica laboral, sessão de reiki, entre outras.

A decoração em azul e as atividades especiais na UPA reforçam o mês de campanha mundial. O técnico de enfermagem da UPA e educador físico Daniel Silva Menezes reuniu os colegas e deu uma aula de ginástica laboral. “Hoje, as pessoas estão muito sedentárias e a atividade física proporciona também o bem-estar emocional. A busca para a saúde física e mental das pessoas é importante”, explica.

O técnico de enfermagem, Hamilton Anastácio Barcelos, comenta que “cabe a nós da área da saúde ressaltar e multiplicar o quanto é importante o conhecimento e a prevenção do câncer de próstata, sendo uma das principais patologias mais letais nós últimos anos. Tais exames para o diagnóstico se deram início lá por 1990, na Inglaterra, e vêm se intensificando a cada ano no mundo todo. Mesmo com o preconceito e os tabus que ainda se fazem presente na população, precisamos esclarecer sobre como é seu processo, justamente para que esses pensamentos mudem. Saúde é vida e é nosso dever fornecer um bom acolhimento e esclarecimento de dúvidas quanto a este assunto”, destaca Barcelos.

Texto: Jocélia Bortoli – 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts