Equipes do Getúlio Vargas participam de instruções sobre prematuridade neonatal

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Nesta quarta-feira (17/11), é o Dia Mundial da Prematuridade, e no calendário da saúde, considera-se também este mês como roxo, servindo para alertar sobre os partos prematuros, como preveni-los, e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado. Com o intuito de orientar sobre o assunto, a Linha de Cuidado Mamãe, Bebê e Criança do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) organizou palestras para técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

O tema “As principais causas do parto prematuro” foi abordado pela médica ginecologista e obstetra Ana Lúcia Konrad, e pelas médicas residentes do Programa de Residência do HMGV, Ingrid Freitas Amorim e Tais Leite Palma. “O nascimento prematuro pode ter uma causa eletiva ou espontânea e sua prevenção é com o acesso ao pré-natal de qualidade. A gestante deve fazer o acompanhamento regular, indo em todas as consultas e todos os exames para que a gente consiga identificar uma possível infecção e indicar o tratamento, identificar uma doença crônica e tratar, entre outras ações para prevenir o parto prematuro”, explica Taís.

Cuidados

O médico neonatologista Álvaro Alves Ferreira Filho tratou do assunto “Os cuidados com o recém-nascido prematuro”. De acordo com ele, que ainda realizou uma capacitação, os cuidados com recém-nascidos prematuros são os mesmos com os não prematuros, porém, ocorrem de forma expandida. “Cuidamos a temperatura, o grau de hidratação, e se há necessidade de incubadora, que serve tanto para manter a temperatura quanto o nível de hidratação do bebê. Vamos ter cuidado com a alimentação porque os bebês precisam se alimentar, principalmente, quando prematuros porque é como se estivessem no útero da mãe. Eles precisam de um aporte calórico alto e temos que ter certeza que estamos oferecendo para eles”, detalha.

Além disso, Ferreira Filho observa que os cuidados com um prematuro numa unidade de terapia intensiva neonatal são os mesmos em casa no sentido de evitar barulhos e luzes fortes.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Foto: Jordana Rith/ Comunicação FHGV

Recent Posts