Doação de sangue dos tipos negativos é demanda no Hospital Tramandaí

 In FHGV, Hospital Tramandaí

Nesta quinta-feira (25/11), é o Dia Nacional do Doador de Sangue e a data tem como objetivo sensibilizar as pessoas para esse ato. Para os homens, o intervalo de doação é de no mínimo 60 dias e para as mulheres de 90 dias. O Hospital Tramandaí (HT), que está sob a gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), têm mantido a meta de 120 doadores mensais, mas há demanda de sangue dos tipos negativos: O-, A-, B- e AB-.

Há 7 anos, o estudante Maurício Cardoso do Nascimento doa sangue no HT. Ele possui o tipo O-, um dos mais demandados no local. “Eu me sinto feliz em poder ajudar as pessoas, já que a doação é um ato que pode salvar tantas vidas”, afirma. A coleta dele foi feita pela técnica de enfermagem, Andreia dos Santos Saraiva Aires. Também é doador assíduo, há 8 anos, o funcionário público municipal, Giuliani Marques Corrêa, que teve o sangue coletado pela técnica de enfermagem, Josimara Pichani Lima. “Acredito que temos que ajudar ao próximo sempre e ter empatia. Hoje estou na posição de doador, mas um dia posso necessitar. Isso que me leva a sempre doar sangue, também sou doador de medula e de órgãos”, acrescenta Corrêa.

O horário de funcionamento para doação no banco de sangue do HT é das 9h às 12 e das 14h às 16h30min. Mais informações são fornecidas pelo (51) 3684-0325. No Hospital Municipal Getúlio Vargas, outra unidade de saúde gerida pela FHGV, em Sapucaia do Sul, está sendo preparada uma sala de doação de sangue, que deverá entrar em funcionamento ainda neste ano. As datas de doações serão definidas e programas com antecedência.

Requisitos básicos aos doadores
– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais.
– Pesar no mínimo 50 kg.
– Estar descansado (ter dormindo pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado, mas evite ingerir alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
– Apresentar documento original com foto recente.
– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecer os sintomas.
– Período pós-gravidez: 90 dias depois do parto normal e 180 dias após cesariana.
– Ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há mais de 12 meses.
– Ter colocado piercing há 12 meses (em cavidade oral ou em genital impedem a doação).
– Extração dentária: verificar uso de medicamento, ou tratamento de canal por 7 dias.
– Vacina contra gripe: esperar por 48 horas.
– Herpes labial ou genital: depois de desaparecer todas as lesões.
– Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura do vírus Varicella Zoster.


Técnica de enfermagem, Andreia dos Santos Saraiva Aires; enfermeira Rafaela Endres; e assistente administrativo,, Vinícius Tatsch Schardosin (da esquerda para direita)

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts