Ações no Outubro Rosa mobilizam mais mulheres a fazer exames

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A campanha do Outubro Rosa surtiu efeito junto às sapucaienses. Ao menos é o que indica os dados do setor de imagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). Em média, o local realiza 250 exames de mamografia por mês. Mas, no mês passado, realizou 447. No município, órgãos ligados à saúde em diferentes níveis e unidades da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas realizaram palestras para conscientizar as mulheres, despertando-as cada vez mais para o autocuidado e para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Entre essas mulheres, a auxiliar administrativa Elisângela Cristmann Nabinger, moradora do bairro Getúlio Vargas. “Participei de uma palestra numa unidade básica de saúde perto de casa e me indicaram fazer a mamografia. Essa é a segunda vez que faço esse exame. Eu fiz meu check up ginecológico por causa do Outubro Rosa, pois há 2 anos, eu não fazia em razão da pandemia. As campanhas ajudam e não adianta só o laço rosa no peito se não tiver exame. Participei da palestra no posto no último dia 23 e já estou fazendo a mamografia. A marcação do exame foi rápida e me surpreendi”, revelou.

Orientações

A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Além disso, há o rastreamento do câncer do colo do útero através do exame citopatológico ou exame de Papanicolau, que deve ser oferecido às mulheres com vida sexual ativa na faixa etária de 25 a 64 anos. Mesmo com o fim do Outubro Rosa, as mulheres que ainda não fizeram seus exames e consultas preventivas, devem procurar unidades de saúde e seguir com os seus cuidados com a saúde.

Em Novembro, é a vez dos homens e equipes de saúde estão realizando atividades de promoção à saúde masculina. Homens a partir de 50 anos devem se consultar anualmente. A recomendação médica é de que o público masculino com mais de 50 anos consulte urologista uma vez ao ano. Além do exame do toque, do exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA), outros procedimentos são essenciais para verificar a presença de câncer de próstata, bem como de outras doenças, como prostatite e lesões em geral.

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts