Trabalhadoras do polo Sapucaia da FHGV são orientadas em Dia Mundial de Combate ao Câncer

 In FHGV, Notícias

Nesta terça-feira (19/10), é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama e para alertar às mulheres quanto à necessidade dos cuidados aconteceu na sede da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), a palestra “Autoexame e rastreamento” para as funcionárias do polo da Fundação em Sapucaia do Sul.

O diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior, reforçou o quanto a prevenção é importante e agradeceu a todos que estão atuando nas ações do Outubro Rosa nas unidades administradas pela Fundação. A vice-prefeita, Imilia de Souza, disse que procurou saber um pouco mais sobre o tema da palestra. Em resumo, ela compreendeu que o autoexame pode e deve ser feito por todas as mulheres, e que o rastreamento por mamografias, cabe aos profissionais executarem. De acordo com o Ministério da Saúde, esse exame de rotina deve ser feito em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama, na faixa etária de 50 e 69 anos, a cada dois anos.

“O Outubro Rosa é fundamental nas campanhas de conscientização. No entanto, é necessário que as pessoas tenham a consciência de que o cuidado deve ser periódico e perdurar pelo ano todo. Como parte da gestão municipal, cabe a nós ajudar na divulgação da importância desses dois recursos para diagnóstico precoce, buscar equipamentos e condições para que os profissionais de saúde tenham as ferramentas necessárias para fazerem a sua parte. Além disso, palestras como essa, são oportunidades para discutirmos sobre o assunto, trazendo novos conhecimentos e experiências na busca de um melhor atendimento para os pacientes”, declarou Imilia.

Palestra

A médica ginecologista, obstetra e mastologista, Daiane Cristine Dörr, ministrou a palestra com os médicos residentes do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Ingrid Freitas Morais Amorim, Taís Leite Palma e Leonardo Ciconet Borba. Na explanação, eles abordaram os principais fatores de risco para o câncer nas mulheres como: obesidade, sedentarismo, tabagismo, menarca precoce, que é a primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa tardia com a última menstruação após os 55 anos, não ter tido filhos, não ter amamentado, história familiar de câncer de mama e de ovário, câncer de homens da família e mutação genética.

Daiane Cristine ainda explicou que a abordagem contemplou a prevenção primária do câncer de mama com adoção de hábitos saudáveis: atividade física, alimentação saudável, manter o peso adequado, não fumar, amamentar, bem como o autoexame e a importância da mamografia no rastreamento do câncer de mama, que é o tipo mais comum depois do câncer de pele. “O câncer de mama é o que mais causa mortes em mulheres. No Brasil, estima-se 66.280 novos casos para 2021. A importância do rastreamento com mamografia é fazer o diagnóstico precoce porque quanto mais cedo o tumor for diagnosticado, maior é a chance de cura”, ressaltou a mastologista.

Homenagens

Durante o evento, a gerente de Atenção à Saúde do HMGV, Loredi Becker, entregou flores à vice-prefeita, Imilia de Souza, pelo trabalho e pelo incentivo ao combate do câncer nas mulheres. A coordenadora da Linha de Cuidado Mamãe, Bebê e Criança do hospital, Patrícia Bienert, deu flores à médica ginecologista e obstetra, Cláudia Bittencourt, também em razão de seu trabalho e incentivo ao combate do câncer nas mulheres.

No próximo dia 26, às 9h, na sala de aula 3 do HMGV, a palestra “Autoexame e rastreamento” será realizada, novamente, para que mais trabalhadoras da FHGV possam participar e se informar a respeito do tema.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Jordana Rith / Comunicação FHGV

Recent Posts